Pular para o conteúdo principal

E a inveja hein?


Uma empregada doméstica foi presa acusada de matar a patroa, a empresária Kátia Bedinger, de 48 anos, em Indaiatuba, a 105 km da capital paulista - o principal motivo do crime foi a inveja que a empregada sentia da empresária - disse Carlos Donizette de Faria Souza, titular da Delegacia de Polícia de Indaiatuba.


Pessoas inseguras e com complexo de inferioridade desenvolvem este tipo de emoção destrutiva que não somente as impede de conseguir o que querem, como ainda as estimula a atacar pessoas, alvos de sua incopetência.

O local de trabalho é ambiente propício para este tipo de lacraia venenosa disseminar seu veneno contra colegas. O que na retórica é um discurso de competitividade, na realidade, é a vontade de ter o que é do outro, ou mesmo, ser o outro que motiva tal pessoa.

A inveja  conforme o dicionário Aurélio, é definida de duas maneiras: 1ª) desgosto ou pesar pelo bem ou felicidade de outrem; e 2ª) desejo violento de possuir o bem alheio. A pessoa que possui esse sentimento, ou ela menospreza o alvo de seu ataque, ou tem uma vontade incontrolável de ter as habilidades, bens e idéias do outro.

Um ataque pessoal no trabalho pode ser a mais pura manifestação de inveja por parte daqueles que se sentem inferiores ou ameaçados pelos competentes e eficientes.

A crítica é a arma do invejoso. As críticas maiores vêm quando se faz algo incomum que a “massa” não está acostumada a fazer. Sempre haverá críticas individuais e coletivas.
Citação: AS MAIS BELAS FRASES DO MUNDO - John Fellinus- LITERATURA BRASILEIRA

Em Provérbios 6:16-19 (Bíblia sagrada) descreve a característica deste tipo de gente perversa: "...olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos." 
O Texto ressalta ainda que Deus detesta este tipo de gente, ou melhor, sub-tipo.

Pense nisso da próxima vez que se deparar com alguém que quer te prejudicar e te ataca sem nenhuma razão aparente. Pode ser um invejoso que está em seu encalço.







Raniery

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ninguém chuta cachorro morto

A expressão significa que as pessoas não atacam quem não tem valor, é insignificante, medíocre, mas alguém que possui características ou qualidades que incomodam e por isso as ameaça, daí porque utilizarem deste recurso numa tentativa de a diminuírem de alguma forma ao mesmo tempo em que se projetam. É da natureza de determinadas pessoas, que por uma inadequação interna, sentirem-se inferiores a outras, não pela suposta superioridade destas, mas pelo seu desajuste psicológico. Por isso, para alcançar o equilíbrio de seus centros emocionais praticam uma espécie de projeção imputando ao alvo de sua fúria seus próprios fantasmas internos. Este recalque as leva, então, a inventar boatos, viver em mexericos pelos cantos, disseminar a intriga e semear a discórdia contra a pessoa que vêm como sua competidora natural. E como se sabe que o problema é do desajustado? Simples: percebendo que a cada momento se elege um novo candidato ao posto de alvo. Sempre alguém não prestará ou será

Eu, eu mesmo e...somente eu!

Nada é mais difícil de lidar que uma pessoa narcisista . Elas se acham a última azeitona da empada e acreditam que as pessoas existem para lhes servir.  Se arrogância pouca é bobagem, imagine, então, um ambiente que lhe proporcione manifestar a totalidade de sua megalomania. No filme de animação, Madagascar, há dois personagens que traduzem perfeitamente o estereótipo do narcisista: o lêmure, rei Julian e Makunga o leão ambicioso e ávido pelo poder. O rei dos lêmures, Julian, se ama e se adora e acredita firmemente que tudo acontece em sua função. Com uma necessidade incomum de ser admirado faz de tudo para aparecer e chamar a atenção. Já o leão Makunga encarna o tipo de vilão asqueroso, dissimulado e traiçoeiro que sempre está planejando algo pra puxar o tapete do leão alfa. Nas relações onde o assédio moral é forma de interagir, tais figuras estereotipadas e sem noção aparecem por trás de atos inacreditáveis de egocentrismo crônico.  Não podem ser contraria

Cuecão de Couro?

Se a vida imita a arte eu não sei, mas em 1994, na comédia pastelão Ace Ventura Detetive de animais, a vilã Tenente  Winky no final da trama é desmascarada e ...bem, assista ao filme. De qualquer forma, tão surpreendente quanto a inusitada cena foi a confissão de um Seal americano através de uma rede social- ele trocou sua foto em seu perfil pela de uma mulher alta, morena, com uma blusa branca, sorrindo diante de uma bandeira americana. E escreveu: "Tiro agora todos os meus disfarces e mostro ao mundo minha verdadeira identidade como mulher". Chris Beck trabalhou 20 anos no Navy Seals, um comando especial da Marinha dos EUA que frequentemente faz operações secretas em territórios inimigos. Mas ao longo desse período o oficial guardava um segredo pessoal: desde a infância, ele sentia que era uma mulher nascida em um corpo masculino. Leia mais... Quem imaginária nos seus mais loucos sonhos que um camarada machão como esse escondia uma princesa desesperada por carin