Pular para o conteúdo principal

Crimes contra a administração pública

Apitos, máscaras, nariz de palhaço e caras pintadas de preto foram os símbolos escolhidos pelos manifestantes para protestar contra a corrupção no país. As faixas carregadas ao longo da marcha falam de corrupção em geral e do caso específico da deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF), livrada da cassação pelos colegas no fim do mês passado.


O protesto saiu do Museu da República e caminhou até o Congresso Nacional, ou seja, de um ponto a outro da Esplanada dos Ministérios. Jovens representam a maior parte dos manifestantes, mas também há crianças e idosos.


O presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Ophir Cavalcante, comparou o movimento às Diretas-Já e aos protestos pelo impeachment do então presidente Fernando Collor.


"Essa é uma forma de dizer que país queremos, com moralidade e justiça. É um grito que precisa ser ouvido (...) A classe média saiu de casa e veio para a rua. Foi assim com as Diretas-Já e com o impeachment. É assim que começa", disse durante a marcha.


Junto da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e da ABI (Associação Brasileira de Imprensa), a OAB lançou um manifesto em que apoia o movimento popular e destaca a necessidade de aprimoramentos nos Três Poderes. Entre eles, a aplicação da Lei da Ficha Limpa e a transparência nos gastos do Executivo federal.


O presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Ophir Cavalcante, comparou o movimento às Diretas-Já e aos protestos pelo impeachment do então presidente Fernando Collor.


"Essa é uma forma de dizer que país queremos, com moralidade e justiça. É um grito que precisa ser ouvido (...) A classe média saiu de casa e veio para a rua. Foi assim com as Diretas-Já e com o impeachment. É assim que começa", disse durante a marcha


fonte: www1.folha.uol.com.br


Na matéria acima pode- se perceber que a sociedade não suporta mais os males da corrupção.


Nós que vivemos em um Estado Democrático de Direito sabemos e entendemos que nossas condutas estão reguladas entre o direito e o dever. Se essa noção for aceita de forma tranquila, muito melhor, desde que não se fundamente sobre o abuso ou a arbitrariedade. Portanto, somos cidadãos dentro deste contexto.

Sabemos que é preciso uma estrutura que harmonize as relações das pessoas entre si e entre elas e o Estado. Por isso que nos organizamos politicamente.
Toda esta estrutura complexa necessita de controle para que funcione como esperado, o que nem sempre acontece obviamente. Pois bem, dentro dessa premissa temos os agentes representantes do Estado: os funcionários públicos. 

Só pra se ter uma idéia alguns concursos públicos chegam a ter cerca de 600 mil inscritos ou mais. A disputa é acirrada. É uma verdadeira epopeia ser aprovado e conquistar uma das vagas disponíveis. É claro que há muitas vantagens pra se querer um emprego ou função públicas- estabilidade, bons salários, aposentadoria etc. Mas, há o outro lado: o lado do dever. Tanto que há legislação específica que regula o que se pode, deve ou não fazer, uma vez ocupado o cargo, seja o regime que for.


Dentro da administração pública seus agentes devem pautar suas ações por determinados princípios e um deles é o da legalidade, mas não foi o que o fiscal do trabalho da matéria abaixo fez. Como em todo lugar, sempre há o mais malandro, o mais esperto, trapaceiro, enfim, o transgressor.





PF PRENDE AUDITOR FISCAL DO MINISTÉRIO DO TRABALHO POR SUSPEITA DE CORRUPÇÃO 


Um auditor fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) foi preso pela Polícia Federal de Piracicaba na madrugada desta quinta-feira (24) por suspeita de corrupção. De acordo com os policiais, ele teria pedido propina de R$ 35 mil ao proprietário de uma empresa da cidade que passaria por fiscalização. Se recebesse a propina, ele relataria que nenhuma irregularidade havia sido encontrada na empresa.


O dono da empresa fez a denúncia e ajudou o MTE e a PF para armar o flagrante nesta madrugada. A Polícia Federal e o MTE não divulgaram o nome do auditor, por isso não foi possível entrar em contato com o advogado do suspeito.


A gerência regional do Ministério do Trabalho e Emprego ainda não se pronunciou sobre o caso porque não foi informada oficialmente da prisão.


O auditor está preso na sede da Polícia Federal de Piracicaba.


Fonte: www.eptv.globo.com




O referido fiscal cometeu crime contra a administração pública. A corrupção passiva é um dos crimes praticados por funcionário público contra a administração em geral. Caracteriza-se pela solicitação ou recebimento, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função, ou antes, de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem.


Confesso que ao assistir a matéria no telejornal fiquei extremamente contente e vibrei como ninguém ao ver como entrou em desespero o funcionário corrupto que deveria notificar o empresário para que regularizasse sua situação ao invés de chantageá- lo pedindo- lhe propina.


A corrupção é uma praga que parasita toda a sociedade e que produz injustiças    por onde quer que se instale, e, num mar de impunidade, quando um destes é preso significa que menos um verme causará dano ao corpo.








Raniery
raniery.monteiro@gmail.com
@Mentesalertas



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ninguém chuta cachorro morto

A expressão significa que as pessoas não atacam quem não tem valor, é insignificante, medíocre, mas alguém que possui características ou qualidades que incomodam e por isso as ameaça, daí porque utilizarem deste recurso numa tentativa de a diminuírem de alguma forma ao mesmo tempo em que se projetam. É da natureza de determinadas pessoas, que por uma inadequação interna, sentirem-se inferiores a outras, não pela suposta superioridade destas, mas pelo seu desajuste psicológico. Por isso, para alcançar o equilíbrio de seus centros emocionais praticam uma espécie de projeção imputando ao alvo de sua fúria seus próprios fantasmas internos. Este recalque as leva, então, a inventar boatos, viver em mexericos pelos cantos, disseminar a intriga e semear a discórdia contra a pessoa que vêm como sua competidora natural. E como se sabe que o problema é do desajustado? Simples: percebendo que a cada momento se elege um novo candidato ao posto de alvo. Sempre alguém não prestará ou será

Eu, eu mesmo e...somente eu!

Nada é mais difícil de lidar que uma pessoa narcisista . Elas se acham a última azeitona da empada e acreditam que as pessoas existem para lhes servir.  Se arrogância pouca é bobagem, imagine, então, um ambiente que lhe proporcione manifestar a totalidade de sua megalomania. No filme de animação, Madagascar, há dois personagens que traduzem perfeitamente o estereótipo do narcisista: o lêmure, rei Julian e Makunga o leão ambicioso e ávido pelo poder. O rei dos lêmures, Julian, se ama e se adora e acredita firmemente que tudo acontece em sua função. Com uma necessidade incomum de ser admirado faz de tudo para aparecer e chamar a atenção. Já o leão Makunga encarna o tipo de vilão asqueroso, dissimulado e traiçoeiro que sempre está planejando algo pra puxar o tapete do leão alfa. Nas relações onde o assédio moral é forma de interagir, tais figuras estereotipadas e sem noção aparecem por trás de atos inacreditáveis de egocentrismo crônico.  Não podem ser contraria

Cuecão de Couro?

Se a vida imita a arte eu não sei, mas em 1994, na comédia pastelão Ace Ventura Detetive de animais, a vilã Tenente  Winky no final da trama é desmascarada e ...bem, assista ao filme. De qualquer forma, tão surpreendente quanto a inusitada cena foi a confissão de um Seal americano através de uma rede social- ele trocou sua foto em seu perfil pela de uma mulher alta, morena, com uma blusa branca, sorrindo diante de uma bandeira americana. E escreveu: "Tiro agora todos os meus disfarces e mostro ao mundo minha verdadeira identidade como mulher". Chris Beck trabalhou 20 anos no Navy Seals, um comando especial da Marinha dos EUA que frequentemente faz operações secretas em territórios inimigos. Mas ao longo desse período o oficial guardava um segredo pessoal: desde a infância, ele sentia que era uma mulher nascida em um corpo masculino. Leia mais... Quem imaginária nos seus mais loucos sonhos que um camarada machão como esse escondia uma princesa desesperada por carin