Pular para o conteúdo principal

Medo Que Motiva

Penso que a manipulação e o medo são forças interdependentes. Uma se alimenta da outra para sobreviver. Só manipulo explorando teu medo e você só o permite porque se submete a ele.

Seja como for, fato é, que este tipo de relação é tão antiga quanto o próprio homem. Na antigüidade o que não entendíamos atribuíamos aos deuses certa explicação e o sacerdote era seu oráculo. Este controlava o povo com ameaças se não acatassem suas ordens ainda que absurdas ou loucas.

Dezenas de milhares de anos se passaram e nada mudou. Continuamos a agir como se fossemos gado e nos submeter ao terrorismo de pequenos grupos que exploram nossa ansiedade.

Recentemente numa postagem de um colega na rede social ironizando as ações manipulativas da empresa deflagrou-se acalorada discussão com ataques aqui e ali em função das opiniões divergentes. 

Ora, discordar é saudável numa democracia, mas os manipuladores de plantão também deram suas caras e opinaram, não para participar, mas para deixar mensagem clara de que estavam prestando atenção em tudo para poder levar aos seus padrinhos o que o grupo pensa.

Evidentemente traçarão uma estratégia para atingir seus objetivos alinhados às intenções daqueles que pretenderão levar vantagens sobre os trabalhadores de nosso setor.

O engraçado disso tudo é que logo saíram responsabilizando os trabalhadores pelas decisões que foram "obrigados" a tomar. Colocaram em nossas mãos a decisão que se negada terá repercussões, pois estão de mãos atadas. 

O interessante desta tática é de nunca se responsabilizarem por nada que ocorre, mas transferir, ora aos órgãos fiscalizadores, ora aos empregados como se estes fossem responsáveis pelos lucros e riscos do negócio. Na hora dos ganhos o proletário não pode ganhar, mas na hora do prejuízo, ele que arque. Isso, não é novo nem original.

O empregado desavisado toma pra si a missão inglória de salvar a empresa e a categoria, pois ele é corporativista e um romântico inveterado que carregará nas costas o desafio de proteger seu ganha pão. Uma vez implantada esta mensagem em seu cérebro o programa se encarregará de produzir ações e atitudes correspondentes.

Chega  a ser frustrante ver centenas de pessoas hipnotizadas por estes discursos new fascistas. E o pior, são homens e mulheres inteligentes e informados que cedem aos apelos emocionais abrindo mão da razão e caem nas armadilhas de pessoas que agem pela estrita má-fé.

Fiz meu comentário também numa alusão aos manipuladores e instantaneamente um papagaio de pirata acusou o golpe e se denunciou. Se bem que seu histórico é suficiente para o fazê-lo.

Impressionantemente a ansiedade, uma derivação do medo distorce nosso senso de razão e influencia nossas decisões fazendo com que nos precipitemos e soframos posteriores consequências.

O manipulador é somente uma outra face do assediador. Se no primeiro momento sua intenção falhar, no segundo, ele colocará suas asas de fora e revelará sua verdadeira natureza apelando e explorando o medo pela ameaça.

Aprendi uma coisa uma vez: com chantagista não se negocia, pois se cedermos ao medo seremos, então, controlados pelo que ameaça.
Raniery

raniery.monteiro@gmail.com
http://mentesalertas.wordpress.com/


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ninguém chuta cachorro morto

A expressão significa que as pessoas não atacam quem não tem valor, é insignificante, medíocre, mas alguém que possui características ou qualidades que incomodam e por isso as ameaça, daí porque utilizarem deste recurso numa tentativa de a diminuírem de alguma forma ao mesmo tempo em que se projetam. É da natureza de determinadas pessoas, que por uma inadequação interna, sentirem-se inferiores a outras, não pela suposta superioridade destas, mas pelo seu desajuste psicológico. Por isso, para alcançar o equilíbrio de seus centros emocionais praticam uma espécie de projeção imputando ao alvo de sua fúria seus próprios fantasmas internos. Este recalque as leva, então, a inventar boatos, viver em mexericos pelos cantos, disseminar a intriga e semear a discórdia contra a pessoa que vêm como sua competidora natural. E como se sabe que o problema é do desajustado? Simples: percebendo que a cada momento se elege um novo candidato ao posto de alvo. Sempre alguém não prestará ou será

Eu, eu mesmo e...somente eu!

Nada é mais difícil de lidar que uma pessoa narcisista . Elas se acham a última azeitona da empada e acreditam que as pessoas existem para lhes servir.  Se arrogância pouca é bobagem, imagine, então, um ambiente que lhe proporcione manifestar a totalidade de sua megalomania. No filme de animação, Madagascar, há dois personagens que traduzem perfeitamente o estereótipo do narcisista: o lêmure, rei Julian e Makunga o leão ambicioso e ávido pelo poder. O rei dos lêmures, Julian, se ama e se adora e acredita firmemente que tudo acontece em sua função. Com uma necessidade incomum de ser admirado faz de tudo para aparecer e chamar a atenção. Já o leão Makunga encarna o tipo de vilão asqueroso, dissimulado e traiçoeiro que sempre está planejando algo pra puxar o tapete do leão alfa. Nas relações onde o assédio moral é forma de interagir, tais figuras estereotipadas e sem noção aparecem por trás de atos inacreditáveis de egocentrismo crônico.  Não podem ser contraria

Cuecão de Couro?

Se a vida imita a arte eu não sei, mas em 1994, na comédia pastelão Ace Ventura Detetive de animais, a vilã Tenente  Winky no final da trama é desmascarada e ...bem, assista ao filme. De qualquer forma, tão surpreendente quanto a inusitada cena foi a confissão de um Seal americano através de uma rede social- ele trocou sua foto em seu perfil pela de uma mulher alta, morena, com uma blusa branca, sorrindo diante de uma bandeira americana. E escreveu: "Tiro agora todos os meus disfarces e mostro ao mundo minha verdadeira identidade como mulher". Chris Beck trabalhou 20 anos no Navy Seals, um comando especial da Marinha dos EUA que frequentemente faz operações secretas em territórios inimigos. Mas ao longo desse período o oficial guardava um segredo pessoal: desde a infância, ele sentia que era uma mulher nascida em um corpo masculino. Leia mais... Quem imaginária nos seus mais loucos sonhos que um camarada machão como esse escondia uma princesa desesperada por carin