Pular para o conteúdo principal

Controlando as pessoas pelo medo


O medo é um sentimento atávico, isto é, contagiante. Como o rato da “Pequena Fábula” de Kafka nos impede de tomarmos as decisões mais acertadas porque nos leva à precipitação. 

Ao invés de mudarmos de direção nos induz em direção ao que mais tememos. Esse medo que paralisa definitivamente não é a melhor atitude a ser tomada.

Não que temer seja necessariamente algo ruim, ainda que soe contraditório, aliás, a cautela seria o medo controlado com revestimento de coragem. Como dizia Montaigne, só há coragem onde existe medo. 

Aquele que não sente medo, não pode ser corajoso e será dito temerário, um louco rumo ao precipício. O medo que aqui se trata é aquele que nos controla, ou, pior: que permite que nos controlem. 

Todos temem, seja o medo da morte, do desconhecido, da incerteza, da felicidade...sim, até mesmo a felicidade é temida. Talvez tenhamos medo dela porque tememos perdê-la, receamos experimentá-la e, depois, não suportar mais viver na sua ausência.

Veja, por exemplo, a alegria de ser pai/ mãe que simultaneamente traz consigo uma série de preocupações e ansiedades. A violência das ruas concomitantemente a uma justiça duvidosa faz do medo praticamente uma regra do cotidiano.

O medo é a mais antiga forma de manipulação. George W. Bush usou-o para justificar sua política belicista contra o terror. Pelo discurso do medo, seu governo restringiu liberdades no território norte-americano, invadiu o Iraque e praticou torturas em Guantánamo.

Graças ao medo do comunismo, difundido entre a classe média brasileira, nossos militares, apoiados pelos privilegiados de sempre, impuseram a ditadura por mais de duas décadas, pelo advento do golpe de 64. O mesmo discurso ajudou na eleição de Collor de Melo à presidência, induzido pelos grupos midiáticos. É, pois, em razão do medo que paralisa a capacidade reflexiva, que discursos como estes frutificam.

Atualmente, estamos presenciando a dilapidação de nossa frágil democracia pelos mesmos grupos elitistas e usurpadores do poder que desta feita inovaram em tomá-lo, não mais pelo sufrágio universal, mas pela mentira e manipulação da massa ignorante sob o pretexto de combate à corrupção numa engenhosa composição de elementos dos três poderes defecando assim, em nossa Constituição.

Manipulando os destituídos de capacidade crítica os leva ao ridículo estimulando-os a se manifestarem a favor de bandidos de colarinho branco, personalidades neuróticas e bizarras, jurisconsultos que no passado aderiram a pensamentos nazistas, radicais de extrema direita, entre outros.

Num processo de lavagem cerebral midiática as pessoas disseminam uma série de opiniões destituídas de qualquer embasamento técnico/ científico, julgam como se fossem magistrados, fazem afirmações baseadas em sentimentos medíocres, ou seja, encorajam toda sorte de idiota virtual que ganha voz e status de autoridade, como se fossem abertas as portas de manicômios judiciários.

Nas empresas e organizações não acontece nada de diferente, pois a manipulação do dono do capital é algo que já nasceu assim, sobretudo, quando se imagina a apropriação da mão de obra. Curiosamente, este trabalhador adestrado e já alienado durante centenas de anos comporta-se como um PET ou animal de abate sendo capaz de amar e brigar pelo carrasco que o levará ao abatedouro.

Isso tudo comprova que o medo é um elemento de construção e apropriação do poder e que a manipulação é o seu capataz mais leal. O Estado e as Organizações sabem muito bem disso e o usa em seu próprio benefício contra uma massa de manobra que se acha recompensada em lhe agradar.

Paradoxalmente entre os mais empolgados adestrados se encontra aqueles fanfarrões de redes sociais que se autoproclamam os sabichões da sociedade.


Então, concluímos que o medo não só paralisa como deturpa os canais de percepção de nossa visão de mundo e que a melhor forma de proteção é o conhecimento que liberta.




Raniery
Leia Também: De onde vem seu medo
                        Medo, ansiedade e pânico

Comentários

  1. Este vídeo tem uma proposta lúdica,isto é,em sua simplicidade ensina uma verdade profunda.
    Perceba toda a ação de um perverso narcisista em manipular vítimas e lacaios.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Eu, eu mesmo e...somente eu!

Nada é mais difícil de lidar que uma pessoa narcisista . Elas se acham a última azeitona da empada e acreditam que as pessoas existem para lhes servir.  Se arrogância pouca é bobagem, imagine, então, um ambiente que lhe proporcione manifestar a totalidade de sua megalomania. No filme de animação, Madagascar, há dois personagens que traduzem perfeitamente o estereótipo do narcisista: o lêmure, rei Julian e Makunga o leão ambicioso e ávido pelo poder. O rei dos lêmures, Julian, se ama e se adora e acredita firmemente que tudo acontece em sua função. Com uma necessidade incomum de ser admirado faz de tudo para aparecer e chamar a atenção. Já o leão Makunga encarna o tipo de vilão asqueroso, dissimulado e traiçoeiro que sempre está planejando algo pra puxar o tapete do leão alfa. Nas relações onde o assédio moral é forma de interagir, tais figuras estereotipadas e sem noção aparecem por trás de atos inacreditáveis de egocentrismo crônico.  Não podem ser contraria

Help Me Dr!

Viver é um processo de interação contínua e de exploração da realidade que está diante de nós. Sendo assim, aquilo que se apresenta e aparece diante de nossos olhos como real, nem sempre é de óbvia interpretação, encobrindo contextos mais complexos do que imaginaríamos, principalmente sob a superfície. Tampouco, significa isso dizer que não possamos identificar os elementos subjacentes de tal fenômeno. Que o assédio moral é um tipo de abuso tão antigo quanto o homem, não se discute, no entanto, nem sempre sua identificação (em termos de fatores) é tão simples, daí porque se dizer que é subjetivo. Inúmeras teorias dos especialistas emergem a cada momento e me permito levantar as minhas hipóteses, muito menos pra estabelecer um grau de informação científica, muito mais para suscitar em você a discussão sobre o tema. Pra fazer isso gostaria de utilizar os recursos da ficção científica para criarmos um contexto que nos possibilite explorar as inúmeras possibilidades que o fenô

Ninguém chuta cachorro morto

A expressão significa que as pessoas não atacam quem não tem valor, é insignificante, medíocre, mas alguém que possui características ou qualidades que incomodam e por isso as ameaça, daí porque utilizarem deste recurso numa tentativa de a diminuírem de alguma forma ao mesmo tempo em que se projetam. É da natureza de determinadas pessoas, que por uma inadequação interna, sentirem-se inferiores a outras, não pela suposta superioridade destas, mas pelo seu desajuste psicológico. Por isso, para alcançar o equilíbrio de seus centros emocionais praticam uma espécie de projeção imputando ao alvo de sua fúria seus próprios fantasmas internos. Este recalque as leva, então, a inventar boatos, viver em mexericos pelos cantos, disseminar a intriga e semear a discórdia contra a pessoa que vêm como sua competidora natural. E como se sabe que o problema é do desajustado? Simples: percebendo que a cada momento se elege um novo candidato ao posto de alvo. Sempre alguém não prestará ou será