Pular para o conteúdo principal

Neandertais modernos


Já se sabe através de inúmeras descobertas que o homo sapiens, isto é, o humano moderno como eu e você conviveu com outras espécies de primatas como os Neandertais que segundo as teorias mais recentes foram extintos num processo gradual e complexo, mas ao que parece inevitável.

Os Neandertais não possuíam o cérebro tão desenvolvido como nós apesar de serem extremamente fortes e musculosos afeitos a uma condição de vida marcada pela força bruta e truculência, mas a evolução exigiria mais de nós primatas e esculpiu uma criatura capaz de utilizar sua capacidade cerebral para dominar o planeta, pois era um modelo melhor apesar de suas nítidas imperfeições.

Da mesma forma que no processo de evolução das espécies, ao que parece este é um modelo funcional nas diversas áreas de nossa vida social. Aquilo que foi um sucesso no passado não significa que conseguirá se impor no presente; Profissões que eram tradicionais desapareceram diante de novas tecnologias; Descobertas e teorias dadas como certas ontem estão completamente obsoletas hoje. É assim que funcionam as coisas da vida humana. Mudança, movimento, desenvolvimento etc. Por isso que precisamos nos adaptar.

Acostumamos-nos às mudanças, pois senão ficaríamos excluídos. Na realidade, milhões estão nesta condição pelos mais diversos motivos. Culpados ou não a exclusão impõe sua marca de crueldade e frieza sobre aqueles que não se adaptaram. Então, é mais do que natural que as pessoas queiram estar em sintonia com o mundo e sua dinâmica, certo? Acertou a resposta quem segue esta lógica, mas errou quem não conhece a realidade de determinadas empresas públicas.

Você conceberia um médico que sequer soubesse ler e escrever? Um piloto de avião que não tivesse se preparado adequadamente para pilotar um avião gigantesco levando centenas de pessoas? Um engenheiro que fosse autodidata e construísse edifícios? Acredito que não. Mas, em lugares esclerosados esse raciocínio não prosperará. Neles, o estúpido e incompetente é tido como apto ao posto de destaque; Afinal, para que ter preparo aquele que rastejará e salivará nos testículos de seus dominadores. Pau mandado não pensa, mas faz.

É por isso que em lugares como estes os medíocres se sentem ameaçados pelos qualificados e fazem questão de fazer demonstraçõezinhas de poder irrelevantes. Diante de quem deveriam se fazer valer abaixam a cabeça e encolhem suas caudas, mas para com os subordinados precisam se autoafirmar e demonstrar que não são inseguros e se apegam aquilo que não importa, mas deixam passar o de real importância. Não passam de cascas vazias, cuja essência consiste de mero vácuo.

Tal qual os Neandertais, estão ultrapassados e já se extinguiram a muito tempo, mas se agarram desesperadamente, pois em outro lugar não serão capazes sequer de limpar privadas. Vivem num passado que não existe mais. Não se adaptaram seja pela falta de capacidade intelectual, fruto de mentes que se acomodaram ou por mera falta de interesse acreditando que sua inércia os premiaria a vida inteira.

Outro dia estava vendo um cachorro moribundo que mesmo tomado pela sarna e mal conseguindo se aguentar em pé latia numa tentativa de dissuadir qualquer um que pretendesse tomar seu território mesmo não tendo ninguém por perto que ao menos lhe desse atenção ou o levasse a sério tal o estado decadente do infeliz.

Na antiguidade, milhares de anos atrás, um dos maiores estrategistas de guerra alertava que este tipo de gente devia ser repudiado dentro das administrações públicas e que o fator mérito é que deveria ser levado em consideração na hora de contratar um funcionário público, caso contrário se estaria cometendo grave engano e trazendo a ruína para aquele Estado.

Existe uma lei universal que diz que semelhante atrai semelhante, logo, se levarmos em consideração este raciocínio concluiremos que tipo de lugar é o que adota em seus postos de confiança tais criaturas bizarras.

Aliás, é interessante notar que coisas asquerosas adoram se cercar de imundícies de todo tipo. Você não verá lacraia senão em troncos podres e toda sorte de substância em estado de putrefação. É seu ambiente, sentem-se confortáveis ali.
Leia também: Desmandos na Gport

Raniery


raniery.monteiro@gmail.com



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eu, eu mesmo e...somente eu!

Nada é mais difícil de lidar que uma pessoa narcisista . Elas se acham a última azeitona da empada e acreditam que as pessoas existem para lhes servir.  Se arrogância pouca é bobagem, imagine, então, um ambiente que lhe proporcione manifestar a totalidade de sua megalomania. No filme de animação, Madagascar, há dois personagens que traduzem perfeitamente o estereótipo do narcisista: o lêmure, rei Julian e Makunga o leão ambicioso e ávido pelo poder. O rei dos lêmures, Julian, se ama e se adora e acredita firmemente que tudo acontece em sua função. Com uma necessidade incomum de ser admirado faz de tudo para aparecer e chamar a atenção. Já o leão Makunga encarna o tipo de vilão asqueroso, dissimulado e traiçoeiro que sempre está planejando algo pra puxar o tapete do leão alfa. Nas relações onde o assédio moral é forma de interagir, tais figuras estereotipadas e sem noção aparecem por trás de atos inacreditáveis de egocentrismo crônico.  Não podem ser contraria

Help Me Dr!

Viver é um processo de interação contínua e de exploração da realidade que está diante de nós. Sendo assim, aquilo que se apresenta e aparece diante de nossos olhos como real, nem sempre é de óbvia interpretação, encobrindo contextos mais complexos do que imaginaríamos, principalmente sob a superfície. Tampouco, significa isso dizer que não possamos identificar os elementos subjacentes de tal fenômeno. Que o assédio moral é um tipo de abuso tão antigo quanto o homem, não se discute, no entanto, nem sempre sua identificação (em termos de fatores) é tão simples, daí porque se dizer que é subjetivo. Inúmeras teorias dos especialistas emergem a cada momento e me permito levantar as minhas hipóteses, muito menos pra estabelecer um grau de informação científica, muito mais para suscitar em você a discussão sobre o tema. Pra fazer isso gostaria de utilizar os recursos da ficção científica para criarmos um contexto que nos possibilite explorar as inúmeras possibilidades que o fenô

Ninguém chuta cachorro morto

A expressão significa que as pessoas não atacam quem não tem valor, é insignificante, medíocre, mas alguém que possui características ou qualidades que incomodam e por isso as ameaça, daí porque utilizarem deste recurso numa tentativa de a diminuírem de alguma forma ao mesmo tempo em que se projetam. É da natureza de determinadas pessoas, que por uma inadequação interna, sentirem-se inferiores a outras, não pela suposta superioridade destas, mas pelo seu desajuste psicológico. Por isso, para alcançar o equilíbrio de seus centros emocionais praticam uma espécie de projeção imputando ao alvo de sua fúria seus próprios fantasmas internos. Este recalque as leva, então, a inventar boatos, viver em mexericos pelos cantos, disseminar a intriga e semear a discórdia contra a pessoa que vêm como sua competidora natural. E como se sabe que o problema é do desajustado? Simples: percebendo que a cada momento se elege um novo candidato ao posto de alvo. Sempre alguém não prestará ou será