Pular para o conteúdo principal

Rebeldia Reversa

Estamos ligados a tudo, a todos, e, a todo instante, em conexões cujo objetivo final é a sobrevivência. Daí se dizer que somos seres eminentemente sociais. Esta é a razão evolutiva para sermos assim.

Estudos científicos apontam para a evidência de que há um programa que roda em nosso cérebro nos impelindo à interagir. Nunca antes foi tão necessário quanto agora tais ligações, haja vista estarmos vivendo um momento de reversão anômala de nossa natureza, sobretudo, na civilizações ocidentais onde o materialismo exacerba a importância do ego.

Está idiossincrasia é no mínimo bizarra já que as organizações são criadas e controladas pelo homem com objetivos em comum para atender suas próprias necessidades e demandas, isto é, um meio para o fim e não o inverso. Estamos alimentando um paradigma "Frankenstein" que está se voltando contra nós. A muito já se observa o tecido social em farrapos contrariando nossa própria arquitetura neural. 

Para o filósofo francês Émile Durkheim "os fatos sociais devem ser tratados como coisas". Ele ainda forneceu uma definição do normal e do patológico aplicada a cada sociedade, em que o normal seria aquilo que é ao mesmo tempo obrigatório para o indivíduo e superior a ele, o que significa que a sociedade e a consciência coletiva são entidades morais, antes mesmo de terem uma existência tangível. Essa preponderância da sociedade sobre o indivíduo deve permitir a realização deste, desde que consiga integrar-se a essa estrutura.

Se existe alguma dúvida desta nossa natureza social basta observar o comportamento dos neurônios - espelho que se antecipam às reações de outra pessoa para criar a melhor resposta de empatia possível objetivando um processo de vínculo.

A cada nova descoberta da neurociência atualiza-se o conhecimento sobre a importância das interações sociais e de nosso papel em sociedade, reforçando a importância da inteligência emocional como ferramenta capaz de promover a coesão e harmonia social. 

Então, e diante disso, perceba a importância de um senso de coletividade que, em última análise, retorna à você como o produto resultante de sua contribuição no processo. Se a sociedade é forte o indivíduo por sua vez se beneficiará disso, mas o oposto não é um fato, pois onde poucos se beneficiam, em detrimento de muitos, o resultado é o desequilíbrio.

Prosperar ou enriquecer nada tem de mal desde que no processo toda a sociedade, direta ou indiretamente, ganhe com isso. O capitalista investe em um determinado mercado objetivando o lucro, que por sua vez gerará uma carga tributária ao Estado, criará postos de trabalho, cujos salários serão injetados no comércio dentro da engrenagem que alimentará a economia.

Mas, quando o sistema é sabotado por ações fraudulentas, seja do lado do Governo, ou do dono do capital, ou, de quem quer que seja, isto desestruturá todo um mecanismo cíclico e, por conseqüência, será sentido negativamente pela sociedade.

É possível concluir, a partir desta concatenação de raciocínios, que ações nocivas como as citadas, envenenam o meio social e deflagram inúmeros problemas, como por exemplo, a miséria, a violência e a desigualdade social. 

Pensando bem, nem é necessariamente uma discussão moral, mas pragmática mesmo, pois seus efeitos são, de fato, sentidos em suas manifestações. Ora, isso afronta a própria condição da vida humana, daí invocarmos oportunamente a força estatal em sua face jurídica para interferir, salvaguardando, o que ela mesmo tutela- a vida humana e sua dignidade.

O trabalho é condição de dignidade, pois sem ele temos dificuldades em subsistir. Se o homem é aviltado nesta sua condição pode se dizer que a própria sociedade o é também.

Para Durkhein a divisão social do trabalho está ancorada nos dois tipos de consciência que têm lugar nos seres sociais, a consciência coletiva e a individual. Afirmava que o desenvolvimento de uma é exclusivo em relação a outra, sendo o processo de predominância da consciência coletiva em relação à individual o processo de evolução das sociedades, ou de sua complexificação, como também denomina o autor. O filósofo encara está divisão como uma função social como a principal fonte de coesão e solidariedade nas sociedades modernas.

Perceba que o que vivemos hoje em termos de violação de direitos garantidos, em função da ganância de poucos e, que conceituou-se como assédio moral, pretende confrontar e até mesmo questionar, em primeiro lugar as leis naturais de nossa própria evolução e, consequentemente, o faz, aos meios legais, que a sociedade decidiu que protegessem seus valores por meio das mãos do Estado.

Pode-se dizer que os que alimentam está energia perversa são antinaturais à sua própria especie e natureza e, é claro, devem ser confrontados e dissuadidos exemplarmente. Se a sociedade é a soma de seus indivíduos e estes, por sua vez, compõem uma unidade representada pelo inconsciente coletivo, é evidente que este corpo deve reagir ao que é estranho e fagocitá-lo, eliminando a impureza promotora de doenças.

Um sistema de defesa ou anticorpo age eficientemente no combate ao risco que arremete o corpo infectado, da mesma forma, cidadãos conscientes de sua condição podem em cada esfera de influência de sua realidade agir analogamente, a não ser que atuem de forma autoimune, ou seja, contra seu próprio corpo e, aí, é desnecessária a própria doença para que este corpo sucumba.

A sociedade muda com a mudança de seus cidadãos que motivados a defendê-la são uma poderosa arma de transformação social. Isto, é muito mais que ser patriota, mas inteligir. Então, voltamos ao início de tudo, ou seja, toda a mudança começa com um simples disparo elétrico neural que se for comparado a um computador seria um dígito binário "1" e que pra nós corresponderia à palavra "sim" - à mudança, ou melhor, ao retorno do que nos é natural.




raniery.monteiro@gmail.com
@Mentesalertas
http://mentesalertas.tumblr.com/
http://mentesalertas.wordpress.com/


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eu, eu mesmo e...somente eu!

Nada é mais difícil de lidar que uma pessoa narcisista . Elas se acham a última azeitona da empada e acreditam que as pessoas existem para lhes servir.  Se arrogância pouca é bobagem, imagine, então, um ambiente que lhe proporcione manifestar a totalidade de sua megalomania. No filme de animação, Madagascar, há dois personagens que traduzem perfeitamente o estereótipo do narcisista: o lêmure, rei Julian e Makunga o leão ambicioso e ávido pelo poder. O rei dos lêmures, Julian, se ama e se adora e acredita firmemente que tudo acontece em sua função. Com uma necessidade incomum de ser admirado faz de tudo para aparecer e chamar a atenção. Já o leão Makunga encarna o tipo de vilão asqueroso, dissimulado e traiçoeiro que sempre está planejando algo pra puxar o tapete do leão alfa. Nas relações onde o assédio moral é forma de interagir, tais figuras estereotipadas e sem noção aparecem por trás de atos inacreditáveis de egocentrismo crônico.  Não podem ser contraria

Help Me Dr!

Viver é um processo de interação contínua e de exploração da realidade que está diante de nós. Sendo assim, aquilo que se apresenta e aparece diante de nossos olhos como real, nem sempre é de óbvia interpretação, encobrindo contextos mais complexos do que imaginaríamos, principalmente sob a superfície. Tampouco, significa isso dizer que não possamos identificar os elementos subjacentes de tal fenômeno. Que o assédio moral é um tipo de abuso tão antigo quanto o homem, não se discute, no entanto, nem sempre sua identificação (em termos de fatores) é tão simples, daí porque se dizer que é subjetivo. Inúmeras teorias dos especialistas emergem a cada momento e me permito levantar as minhas hipóteses, muito menos pra estabelecer um grau de informação científica, muito mais para suscitar em você a discussão sobre o tema. Pra fazer isso gostaria de utilizar os recursos da ficção científica para criarmos um contexto que nos possibilite explorar as inúmeras possibilidades que o fenô

Ninguém chuta cachorro morto

A expressão significa que as pessoas não atacam quem não tem valor, é insignificante, medíocre, mas alguém que possui características ou qualidades que incomodam e por isso as ameaça, daí porque utilizarem deste recurso numa tentativa de a diminuírem de alguma forma ao mesmo tempo em que se projetam. É da natureza de determinadas pessoas, que por uma inadequação interna, sentirem-se inferiores a outras, não pela suposta superioridade destas, mas pelo seu desajuste psicológico. Por isso, para alcançar o equilíbrio de seus centros emocionais praticam uma espécie de projeção imputando ao alvo de sua fúria seus próprios fantasmas internos. Este recalque as leva, então, a inventar boatos, viver em mexericos pelos cantos, disseminar a intriga e semear a discórdia contra a pessoa que vêm como sua competidora natural. E como se sabe que o problema é do desajustado? Simples: percebendo que a cada momento se elege um novo candidato ao posto de alvo. Sempre alguém não prestará ou será