Pular para o conteúdo principal

Surpresinha

As organizações foram criadas pela sociedade em função de suas necessidades de subsistência e sabe-se que os princípios da administração de recursos e pessoas se confunde com seu processo evolutivo e histórico-cultural.

Ora, ninguém imagina que uma empresa se forme a não ser para gerar lucro. Portanto, justifica o desenvolvimento e a prática de meios que torne este objetivo viável sob o aspecto mais eficiente possível, ainda mais atualmente diante das exigências de competitividade acirradas pela globalização. Essa é a lógica, certo? 


No entanto, organizações podem se tornar mais um estorvo que um sistema produtivo devido à falhas por incompetência de sua gestão. Administrar é uma ciência. Demanda uma massa de conhecimentos que se transformarão em técnicas que aplicadas resultarão nos fins desejados.


Sabemos que todo conhecimento é atualizável e a verdade de hoje não passa de uma parcela momentânea, em pleno movimento, de um determinado cenário e que mudará no momento que houver uma demanda que o justifique. Adaptação, flexibilidade, inteligência serão os termos usados para identificar tal dinâmica.


Em um sistema financeiro estruturado pelo Estado para gerar a fluidez de sua economia a agilidade de processos e a capacidade de visão de mercado se fazem necessários para a própria sobrevivência das organizações. O ótimo ontem, é o péssimo, hoje. Servia na década de setenta do século passado, mas seria inimaginável aplicá- lo hoje. Enfim, empresas são instituições que necessariamente convivem com a mutação. 


Perceba o quanto ficar preso a um paradigma pode ser bizarro: 


Hiroo Onoda, um soldado japonês que se escondeu na selva filipina durante quase três décadas porque não acreditava que a II Guerra Mundial tinha acabado morreu em Tóquio, recentemente, aos 91 anos.


 Durante anos, foram efetuados esforços sem sucesso para convencê-lo de que o exército imperial havia sido derrotado. Foi necessária a visita de seu antigo comandante para que Onoda pusesse um ponto final a sua guerra pessoal.


Treinado como oficial de informação e em táticas de guerrilha, o tenente Onoda foi enviado aos 22 anos para Lubang em 1944, no final da guerra. As ordens dadas a ele e a seus homens era nunca se render, não recorrer a ataques suicidas e se manter firme até a chegada de reforços.


Sua existência nas Filipinas era conhecida há muito tempo, desde que, em 1950, um dos outros soldados deixou a selva e retornou ao Japão.


O restante do grupo continuou patrulhando, às vezes atacando residentes locais, e até mesmo enfrentando o exército filipino.


No entanto, em 1972, Onoda e um segundo soldado se envolveram em um tiroteio com tropas locais. Seu parceiro morreu, mas o tenente conseguiu escapar.


Este incidente chocou o Japão que, por isso, decidiu levar para Lubang os familiares de Onoda na esperança de convencê-lo de que as hostilidades tinha terminado há muito tempo.


Finalmente, em 1974, seu antigo comandante direto conseguiu visitá-lo em seu esconderijo na selva e deu a ele a ordem para entregar suas armas. Terminou assim a guerra pessoal de Onoda.

Leia na íntegra R7 

Discussões filosóficas à parte seria inconcebível, nos dias de hoje, alguma força armada se utilizar de tais recursos para empreender a guerra. Veja o quanto a percepção do real afetou sua vida. Três décadas se passaram até que o soldado tenha conseguido se deixar convencer de que a guerra havia acabado.


No passado a humanidade enfrentou um período de atraso científico graças ao apego a paradigmas equivocados basta lembrar O que aconteceu a Galileu Galilei no século 17, ao apoiar a visão copernicana de que a Terra orbitava o sol.


Católico, Galileu foi julgado por heresia em 1633 pela Inquisição, e forçado a abjurar e passar o resto de seus dias em prisão domiciliar. Só 400 anos depois a IGreja Católica pediu desculpas formais pelo tratamento concedido a ele.


Onde trabalho, infelizmente, vivemos atados justamente porque os chamados gestores pararam no tempo e se apegam, ora a antigos e ultrapassados conceitos, ora por estarem imersos em sua própria incapacidade e má vontade de produzir uma realidade eficiente, e, isso, em se tratando de uma empresa pública. Sem contar que por lá, o interesse pessoal se sobrepõe ao coletivo em confronto direto com os princípios da administração pública.


O mais intrigante é que quando se decide aplicar determinada regra, isso nada tem a ver com qualquer dos fatores determinantes neste modelo de empresa: eficiência e legalidade; mas, por revanchismo, retaliação e, portanto, por questões pessoais.


Objeto de inúmeras inferências por este blog, nomeie diz respeito as práticas de assédio moral, temos nossos direitos violados cotidianamente por quem se acha acima do bem e do mal, ou mesmo da lei. Aliás, é de conhecimento nosso, inúmeros casos de envolvimento com ilícitos por lá. Caso recente, divulgado exaustivamente pela imprensa da Operação Porto Seguro


No entanto, quando recorremos aos órgãos competentes (jurisdição - dizer o Direito) somos acusados de cometer ato desabonador. Se defender passa a ser, então, um defeito imperdoável. Corrupção, imoralidade, ilegalidade, abuso de poder, usurpação da função pública, favorecimentos de alguns, em detrimento de outros, não!


Devido ao longo período em que venho sendo exposto à práticas persecuritórias acabei desenvolvendo uma espécie de imunidade em relação as pessoas de lá e seus discursos. Acredito ser razoável observar atentamente as palavras e comportamentos deles, já que sou um alvo em potencial de sua perniciosa atenção. Logo, não fico surpreso quando a mascara de alguém cai e mostra o que de fato escondia por trás dela. 


Mas, algumas pessoas ainda nos deixam perplexos. Não por revelar seu lado mais humano, porém, pela rigidez de seus discursos anteriores. Pensamos: algo mudou aquele camarada. Ele se deixou levar pelos corruptores. Diante de algo que disseram de mim nesses dias (nenhuma novidade) juntamente com o que falavam de determinado "chefe" concluí que a imagem anterior que tínhamos dele não passava disso mesmo- mera imagem.


Um colega indignado com determinada ação da empresa me citou na conversa para exemplificar as contradições que são cometidas por lá é, então, foi surpreendido por ele quando externou, sobre mim o seguinte: " o que esperar de alguém que gravou o inspetor" (durante o assédio)! Na sequência disse que também fora assediado durante muito tempo, mas nunca fez isso. 


Isso ilustra bem o problema de se fixar no tempo. Começam a ocorrer distorções da realidade. Perde-se os parâmetros que norteiam nossa vida em sociedade. Passa-se a viver um mundo ilusório e solitário onde a imaginação pessoal deseja se impor ao constituído.


Ao que parece, como já disse Bruce Lee, a rigidez da barra de ferro só tira lascas, mas a flexibilidade do cabo de aço pedaços inteiros. Discursos são assim, mesmo - só se perpetuam diante da ação do tempo se compatíveis com o comportamento comparado no futuro. Eu costumo dizer que sempre espero pra ver o fim do filme, pois é lá que toda história comprova sua coesão.


Portanto, se as organizações, sejam públicas ou privadas não se atualizam e se adaptam às mudanças obviamente que caducarão e se transformarão em estorvos ao invés de eficientes e produtivas, o que, no caso específico das públicas, significa dizer que se tornam um peso à sua sociedade e Estado.

Raniery


raniery.monteiro@gmail.com
@Mentesalertas
http://mentesalertas.tumblr.com/
http://mentesalertas.wordpress.com/








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eu, eu mesmo e...somente eu!

Nada é mais difícil de lidar que uma pessoa narcisista . Elas se acham a última azeitona da empada e acreditam que as pessoas existem para lhes servir.  Se arrogância pouca é bobagem, imagine, então, um ambiente que lhe proporcione manifestar a totalidade de sua megalomania. No filme de animação, Madagascar, há dois personagens que traduzem perfeitamente o estereótipo do narcisista: o lêmure, rei Julian e Makunga o leão ambicioso e ávido pelo poder. O rei dos lêmures, Julian, se ama e se adora e acredita firmemente que tudo acontece em sua função. Com uma necessidade incomum de ser admirado faz de tudo para aparecer e chamar a atenção. Já o leão Makunga encarna o tipo de vilão asqueroso, dissimulado e traiçoeiro que sempre está planejando algo pra puxar o tapete do leão alfa. Nas relações onde o assédio moral é forma de interagir, tais figuras estereotipadas e sem noção aparecem por trás de atos inacreditáveis de egocentrismo crônico.  Não podem ser contraria

Help Me Dr!

Viver é um processo de interação contínua e de exploração da realidade que está diante de nós. Sendo assim, aquilo que se apresenta e aparece diante de nossos olhos como real, nem sempre é de óbvia interpretação, encobrindo contextos mais complexos do que imaginaríamos, principalmente sob a superfície. Tampouco, significa isso dizer que não possamos identificar os elementos subjacentes de tal fenômeno. Que o assédio moral é um tipo de abuso tão antigo quanto o homem, não se discute, no entanto, nem sempre sua identificação (em termos de fatores) é tão simples, daí porque se dizer que é subjetivo. Inúmeras teorias dos especialistas emergem a cada momento e me permito levantar as minhas hipóteses, muito menos pra estabelecer um grau de informação científica, muito mais para suscitar em você a discussão sobre o tema. Pra fazer isso gostaria de utilizar os recursos da ficção científica para criarmos um contexto que nos possibilite explorar as inúmeras possibilidades que o fenô

Ninguém chuta cachorro morto

A expressão significa que as pessoas não atacam quem não tem valor, é insignificante, medíocre, mas alguém que possui características ou qualidades que incomodam e por isso as ameaça, daí porque utilizarem deste recurso numa tentativa de a diminuírem de alguma forma ao mesmo tempo em que se projetam. É da natureza de determinadas pessoas, que por uma inadequação interna, sentirem-se inferiores a outras, não pela suposta superioridade destas, mas pelo seu desajuste psicológico. Por isso, para alcançar o equilíbrio de seus centros emocionais praticam uma espécie de projeção imputando ao alvo de sua fúria seus próprios fantasmas internos. Este recalque as leva, então, a inventar boatos, viver em mexericos pelos cantos, disseminar a intriga e semear a discórdia contra a pessoa que vêm como sua competidora natural. E como se sabe que o problema é do desajustado? Simples: percebendo que a cada momento se elege um novo candidato ao posto de alvo. Sempre alguém não prestará ou será