Pular para o conteúdo principal

Ditadura da Maioria

O homem é uma entre as espécies animais que vive em estado grupal, mas somente a unica que tem consciência de seus benefícios e dificuldades. 

Sabemos que é uma característica evolucionária e solidificamos tal processo intrínseco aplicando nele a noção de cultura.

Então, desde os tempos imemoriais fizemos tudo em grupo e desta forma construímos as civilizações e suas sociedades donde ainda estabelecemos a noção de Estado e consequentemente Nação. Esta por sua vez pressupõe características em comum do povo que a forma como religião, língua, costumes etc.

O trabalho também é um dos elementos dessa cultura que desenvolvemos e no decurso dos tempos criamos as organizações para que por meio delas pudéssemos aprimorar nossa capacidade de sobrevivência e, por conseguinte, domínio sobre o meio.

Destarte, em tudo o que fazemos estamos envolvidos com os grupos a que aderimos e somos influenciados por eles enquanto os influenciamos. Portanto, é natural que alguns fenômenos venham à tona como, por exemplo, a despersonalização do indivíduo para se tornar um com o grupo.

No grupo não nos tornamos uma mera soma de partes, mas nos tornamos um sistema vivo e um novo Eu surge - o grupo é um super indivíduo - que condiciona e se impõe aos seus integrantes determinando-lhes os comportamentos. Isso é tão premente que segundo as teorias psicanalíticas até mesmo um inconsciente grupal se forma.

Chamo-lhe a atenção para os mecanismos de influência dos grupos que primam muito mais para a autopreservação e unidade que necessariamente pela busca da verdade. Isso ficou evidente no caso dos brasileiros que humilharam uma garota russa que por não conhecer a língua portuguesa não entendia as ofensas que lhe eram deferidas.

A partir desse episódio me veio à mente outras ligações de falsos raciocínios que denomino mais como pressupostos que necessariamente argumentos. Uma delas é a falaciosa ideia de que devemos seguir a maioria como se uma adesão maciça fosse condição que impedisse a manipulação de massas. 

Nesse sentido algumas pessoas permeiam as suas percepções por essa enganosa ideia que encontra na história numerosos episódios que que não prevalece. Basta lembrarmos do holocausto de judeus e outras minorias efetuado pela ideologia Nazifascista que induziu uma nação inteira a cometer e consentir legalmente com um genocídio étnico.

Já, nas organizações observamos tais episódios acontecerem cotidianamente corroborando a teoria de Hanna Arendt sobre a banalidade do mal onde colegas de trabalho movidos por ganância e ambição se estruturam em grupos informais e traem seus colegas sob a justificativa de competitividade e de interesse próprio. Dessarte, induzem aqueles que lhe são associados a "fritarem" aqueles que entendem estar em seus caminhos.

É o que vem ocorrendo em conhecida empresa pública aqui da cidade onde um grupo deles através da associação representativa tomou o poder e passou a deflagrar perseguições onde em alguns casos terminaram em demissões sugeridas ao presidente corrupto.

O assédio moral que fora configurado pelo Ministério Público do Trabalho nesta empresa e, agora, em tácita desobediência de termo de ajuste de conduta não é executado sozinho e depende desses "capitães do mato" para obter sucesso. Esse é o lado sombrio do grupo e que sustenta o argumento de que seguir cegamente a maioria não é necessariamente a mais "moral" das escolhas.

Outro exemplo que costumo citar é o de um bichinho chamado Lêmingue que quando em estado de acasalamento se deixa levar elos impulsos primitivos e se lançam ao mar de penhascos enormes e quando não se esfacelam nas rochas morrem afogados e pouquíssimos chegam ao outro lado da ilha e conseguem atingir seu objetivo.

Se a neurociência vem provendo farto conhecimento sobre a fantástica capacidade do cérebro e sua inteigência, não deveríamos manifestar tal distorção de pensamento, acreditando por pressupostos, de que seguir a maioria é uma condição necessária para se chegar a uma visão apurada da realidade.

Obviamente, devemos dar atenção ao que dizem as pessoas sem que com isso tenhamos que obrigatoriamente aderir subservientemente ao que pensam sem ponderarmos de forma independente a nossa visão de mundo. Ainda mais que nem sempre conseguimos saber as reais intenções de pessoas que dissimulam seus caracteres e exsudam maldade racionalizada.

Se, aceitarmos (submissamente) como natural o fato de que no grupo não somos nós mesmos e este nos induz a cometer atos que em condições "normais" não manifestaríamos comportamentos inadequados acabaremos como os personagens do lastimável episódio de humilhação da moça russa ou como os cafajestes da empresa pública que traem seus colegas por vinte moedas de pratas.
Basta pra isso imaginarmos que ninguém é obrigado a participar de grupo algum, mas que isso é alcançado por adesão deliberada, ou seja, é necessário cumplicidade para pertencer a qualquer grupo, isto é, pertencimento e característica inata ligada à adesão voluntária e comungada entre os membros dos grupos.

Portanto, não deveríamos aceitar a ditadura dos grupos, sobretudo, quando se tratar de justificativas para condutas aéticas.
Raniery

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eu, eu mesmo e...somente eu!

Nada é mais difícil de lidar que uma pessoa narcisista . Elas se acham a última azeitona da empada e acreditam que as pessoas existem para lhes servir.  Se arrogância pouca é bobagem, imagine, então, um ambiente que lhe proporcione manifestar a totalidade de sua megalomania. No filme de animação, Madagascar, há dois personagens que traduzem perfeitamente o estereótipo do narcisista: o lêmure, rei Julian e Makunga o leão ambicioso e ávido pelo poder. O rei dos lêmures, Julian, se ama e se adora e acredita firmemente que tudo acontece em sua função. Com uma necessidade incomum de ser admirado faz de tudo para aparecer e chamar a atenção. Já o leão Makunga encarna o tipo de vilão asqueroso, dissimulado e traiçoeiro que sempre está planejando algo pra puxar o tapete do leão alfa. Nas relações onde o assédio moral é forma de interagir, tais figuras estereotipadas e sem noção aparecem por trás de atos inacreditáveis de egocentrismo crônico.  Não podem ser contraria

Help Me Dr!

Viver é um processo de interação contínua e de exploração da realidade que está diante de nós. Sendo assim, aquilo que se apresenta e aparece diante de nossos olhos como real, nem sempre é de óbvia interpretação, encobrindo contextos mais complexos do que imaginaríamos, principalmente sob a superfície. Tampouco, significa isso dizer que não possamos identificar os elementos subjacentes de tal fenômeno. Que o assédio moral é um tipo de abuso tão antigo quanto o homem, não se discute, no entanto, nem sempre sua identificação (em termos de fatores) é tão simples, daí porque se dizer que é subjetivo. Inúmeras teorias dos especialistas emergem a cada momento e me permito levantar as minhas hipóteses, muito menos pra estabelecer um grau de informação científica, muito mais para suscitar em você a discussão sobre o tema. Pra fazer isso gostaria de utilizar os recursos da ficção científica para criarmos um contexto que nos possibilite explorar as inúmeras possibilidades que o fenô

Ninguém chuta cachorro morto

A expressão significa que as pessoas não atacam quem não tem valor, é insignificante, medíocre, mas alguém que possui características ou qualidades que incomodam e por isso as ameaça, daí porque utilizarem deste recurso numa tentativa de a diminuírem de alguma forma ao mesmo tempo em que se projetam. É da natureza de determinadas pessoas, que por uma inadequação interna, sentirem-se inferiores a outras, não pela suposta superioridade destas, mas pelo seu desajuste psicológico. Por isso, para alcançar o equilíbrio de seus centros emocionais praticam uma espécie de projeção imputando ao alvo de sua fúria seus próprios fantasmas internos. Este recalque as leva, então, a inventar boatos, viver em mexericos pelos cantos, disseminar a intriga e semear a discórdia contra a pessoa que vêm como sua competidora natural. E como se sabe que o problema é do desajustado? Simples: percebendo que a cada momento se elege um novo candidato ao posto de alvo. Sempre alguém não prestará ou será