Pular para o conteúdo principal

Concebendo a Vida


Costumo dizer que a melhor maneira de refutar o argumento, dentro dos limites estritos do debate, é começar usando as próprias palavras do antagonista, mas não leve isso a ferro e fogo, pois há inúmeras formas de fazê-lo - é que gosto mais dessa.
Eu a chamo de "Teoria do Bife". Dois bifes, um grande e outro menor, o que você faz? Pega o grande ou pega o menor? Enquanto você perdia tempo resolvendo o dilema, eu fui lá e peguei o maior. Você, então indignado/ indignada menciona algo sobre a minha grosseria ou falta de educação.
Logo após engolir o primeiro pedaço, eu lhe pergunto - o que faria em meu lugar? Você responde - "eu pegaria o menor pedaço, oras! Pois é, retruco - é exatamente o que aconteceu; não vejo o porquê da reclamação!" Mas, e se você respondesse que pegaria o maior? "Ué, não foi exatamente o que fiz? Ou seja, o mesmo que você faria!"
“Clichês, frases feitas, adesão a códigos de expressão e conduta convencionais e padronizados têm função socialmente reconhecida de nos proteger da realidade, ou seja, da exigência do pensamento feita por todos os fatos e acontecimentos em virtude de sua mera existência. Se respondêssemos todo tempo a esta exigência, logo estaríamos exaustos;” (Arendt, 1995, p. 6)
Algumas coisas são ditas com ares de legitimidade ou de coerência, mas que não proporcionam relação alguma de causalidade como, por exemplo, mulher deve ganhar menos que homem, pois engravida. Não há relação alguma entre uma coisa e a outra; tudo é movido pelo preconceito machista do declarante...mero machismo mesmo! Há uma intenção de banalizar a vida em função de um pensamento econômico: isso não é novo.
Curiosamente, o pensamento acima é retórico e saiu da boca inepta do mesmo asno que disse que usou auxílio moradia para “comer gente” (não disse que usou o dinheiro público para manter relações sexuais com mulher...). Isso sim, propõe uma relação negativa e o mal-uso do dinheiro público. Coincidentemente, da mesma pessoa que pretende dirigir o país propondo o chamado "Estado-Mínimo" ou a "Não Intervenção completa do Estado", isto é, tem a pretensão de acabar com um monte de órgãos e entidades públicas sob a justificativa de...gasto público! Custou ao contribuinte R$ 900.000,00...isso mesmo!
A utilização de clichês e frases de efeito cooptam facilmente um tipo de pessoa, não afeita ao pensar, que enxerga os problemas da vida por meio de soluções tão simplistas quanto os jargões de políticos oportunistas que causa nelas uma espécie de efeito do tipo botão “start” daqueles brinquedinhos de bate e volta. Não à toa, tais pessoas passam pela vida batendo a cabeça sem entender que se continuarem a cometer os mesmos erros terão sempre as mesmas consequências.
“Uma sociedade torna-se cúmplice da demência totalitária do Estado na medida em que partilha as mentiras do sistema não por ser enganada, mas por se recusar a perscrutar a verdade dos fatos.” Souki (1998, p. 61).
Dessa vez, ao invés de atacar e/ ou detonar o argumento (do jumento), farei diferente. Vou aderir à mesma ideia dele referente ao ganho de salário da mulher frente ao do homem sem me preocupar com a relação lógica causal. Que se dane!
Proponho, então, que a mulher ganhe mais que o homem, justamente por engravidar e favorecer a vida em seu ventre que, dentre outras coisas, permite que boçais - como o da declaração - nasçam e existam para falar merda. Vamos lá, então! Sem lógica nem nexo causal, somente invertendo o processo.
Começarei pelas organizações, donde as empresas fazem parte. Por que existem? Existem em face do ser humano e de suas necessidades sendo, portanto, uma extensão de sua socialidade, fruto de um processo evolucionário, que desenvolveu um ser afeito à cultura.
Dos primeiros grupamentos que se associaram para sobreviver à era glacial, até os primeiros clãs a noção de organização evoluiu junto com o ser humano em seu processo histórico cultural chegando aos dias de hoje na formação de Estados e conglomerados econômicos transnacionais. Nada disso se faz sem a existência humana ou, senão, em função dela, em sociedade.
Bom...parte dos humanos é composta de mulheres que, segundo estatísticas, compõem mais de 50% da população mundial, logo, empresas/ organizações são feitas e existem em função delas, tanto quanto dos homens. Mas, me deterei na parte delas, já que declinei da lógica, tal qual o fanfarrão - vou imitar o (vô) mito.
Sabendo que é em razão delas que as empresas existem e que qualquer empresa necessita de mão de obra para executar suas operações, e que elas carregam dentro de si, os futuros trabalhadores que farão toda a engrenagem andar, então, elas são pelo menos duas vezes mais produtivas que os homens e, isso, sem considerar a dupla jornada...
Portanto elas, além de produzirem dentro das empresas, ainda emprestam seus organismos para que o próximo profissional se desenvolva, nasça, cresça e aumente os lucros do patrão. A meu ver e, por pura pirraça, aderirei ao pensamento de que os homens deveriam ganhar menos que as mulheres pela mesma função executada, já que não engravidam.
Bizarro? Bizarro é ter que ouvir isso em pleno século XXI vindo de gente estúpida que não sabe enxergar o que acontece a um palmo de seu nariz e fica papagaiando merda pelas redes sociais. E, no caso em questão, ainda é composta de parasitas vagabundos que não são capazes de botar o próprio prato de comida fazendo suas mães, irmãs e esposas de empregadas enquanto olham para o rabo da gostosinha da esquina.
Perceba que falar merda qualquer esdrúxulo o faz, mas tornar o que fala um argumento capaz de produzir algo de bom para a sociedade somente é capaz alguém que não porte distorções de personalidade ou desequilíbrio mental e que agregue a essa mesma sociedade uma proposta de evolução cultural, não por meio de discriminações, evidentemente.
Viu só! Não ataquei o argumento do oponente como costumo fazer e ainda o imitei. Nesse caso, basta isso e não muito esforço para desmoralizar um "bosta" que chamam de mito...o que ele fala tem a mesma consistência de gelo fora do congelador.
Raniery

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eu, eu mesmo e...somente eu!

Nada é mais difícil de lidar que uma pessoa narcisista . Elas se acham a última azeitona da empada e acreditam que as pessoas existem para lhes servir.  Se arrogância pouca é bobagem, imagine, então, um ambiente que lhe proporcione manifestar a totalidade de sua megalomania. No filme de animação, Madagascar, há dois personagens que traduzem perfeitamente o estereótipo do narcisista: o lêmure, rei Julian e Makunga o leão ambicioso e ávido pelo poder. O rei dos lêmures, Julian, se ama e se adora e acredita firmemente que tudo acontece em sua função. Com uma necessidade incomum de ser admirado faz de tudo para aparecer e chamar a atenção. Já o leão Makunga encarna o tipo de vilão asqueroso, dissimulado e traiçoeiro que sempre está planejando algo pra puxar o tapete do leão alfa. Nas relações onde o assédio moral é forma de interagir, tais figuras estereotipadas e sem noção aparecem por trás de atos inacreditáveis de egocentrismo crônico.  Não podem ser contraria

Help Me Dr!

Viver é um processo de interação contínua e de exploração da realidade que está diante de nós. Sendo assim, aquilo que se apresenta e aparece diante de nossos olhos como real, nem sempre é de óbvia interpretação, encobrindo contextos mais complexos do que imaginaríamos, principalmente sob a superfície. Tampouco, significa isso dizer que não possamos identificar os elementos subjacentes de tal fenômeno. Que o assédio moral é um tipo de abuso tão antigo quanto o homem, não se discute, no entanto, nem sempre sua identificação (em termos de fatores) é tão simples, daí porque se dizer que é subjetivo. Inúmeras teorias dos especialistas emergem a cada momento e me permito levantar as minhas hipóteses, muito menos pra estabelecer um grau de informação científica, muito mais para suscitar em você a discussão sobre o tema. Pra fazer isso gostaria de utilizar os recursos da ficção científica para criarmos um contexto que nos possibilite explorar as inúmeras possibilidades que o fenô

Ninguém chuta cachorro morto

A expressão significa que as pessoas não atacam quem não tem valor, é insignificante, medíocre, mas alguém que possui características ou qualidades que incomodam e por isso as ameaça, daí porque utilizarem deste recurso numa tentativa de a diminuírem de alguma forma ao mesmo tempo em que se projetam. É da natureza de determinadas pessoas, que por uma inadequação interna, sentirem-se inferiores a outras, não pela suposta superioridade destas, mas pelo seu desajuste psicológico. Por isso, para alcançar o equilíbrio de seus centros emocionais praticam uma espécie de projeção imputando ao alvo de sua fúria seus próprios fantasmas internos. Este recalque as leva, então, a inventar boatos, viver em mexericos pelos cantos, disseminar a intriga e semear a discórdia contra a pessoa que vêm como sua competidora natural. E como se sabe que o problema é do desajustado? Simples: percebendo que a cada momento se elege um novo candidato ao posto de alvo. Sempre alguém não prestará ou será