Pular para o conteúdo principal

Caça às bruxas


Recentemente arqueólogos britânicos encontraram um gato mumificado em uma casa que pode ter pertencido a uma mulher acusada de bruxaria que vivia naquela localidade no século 17 em Lancashire, norte da Inglaterra. Nessa região houve muitos registros de mulheres sob a mesma acusação, principalmente na área de Pendle Hill, onde a casa foi encontrada.


O gato mumificado fora emparedado vivo provavelmente para proteger os moradores da casa de maus espíritos, como se acreditava na época. Gatos frequentemente são vinculados ao folclore sobre bruxas. Quem quer que tenha praticado esta covardia contra o felino, buscava proteção contra espíritos malignos. Algo inconcebível nos dias de hoje e uma marca de crueldade contra os animais. Difícil é acreditar que teria sido uma bruxa já que é o animal predileto delas, mas, enfim, coisas do tempo da ignorância.

Na época, distritos inteiros delatavam ocorrências de bruxaria, contra pessoas e animais, numa histeria coletiva de acusações contra muitas pessoas.

No ano de 1612, 20 pessoas, entre elas 16 pobres mulheres camponesas, o marido de uma delas e uma criança são executadas no castelo de Lancaster- em um episódio que ficou conhecido na região como o 'julgamento das bruxas de Pendle'.

Foi também em Pendle Hill que nasceu uma nova derivação protestante: os Quaker- que também sofreram perseguições religiosas, com execuções exemplares, por não seguirem as determinações do tirano rei. Tudo porque recusavam- se a frequentar à comunhão protestante como determinava o monarca inglês Jaime.

As acusações vão desde a cura de animais por meio de feitiços a pragas rogadas, manipulação de bonecos (vodú) para que pessoas adoecessem e reuniões suspeitas numa Sexta-feira Santa.

Como testemunhas usavam até crianças. O conteúdo da acusação- proporcional ao método de investigação: ou seja, totalmente comprometido.

Nesse tempo onde religião, costumes e direito se misturavam, dá pra perceber como bizarrices como essas ocorriam. Pensando bem, será que hoje isso ainda não acontece ?

Pra saber, basta que nos perguntemos se em algum momento fomos alvo de ataque de algum mau caráter, invejoso, competidor ou assediador moral e perceberemos que em essência, é a mesma coisa que acontecia na idade média; já que em ambientes onde o abuso e o arbítrio imperam, tais comportamentos, não só recebem apoio, como são incentivados.

É o império do terror e do sadismo, pois o que dá prazer a esses agressores crônicos é importunar e causar transtorno ao objeto de sua anomalia.

Na época da caça às bruxas, por conta de tanto abuso, as pessoas se saturaram das violações de direitos e deu- se o início a uma série de revoluções que culminaram com tratados e convenções de direitos humanos onde a perversidade de um homem contra outro(s) não seria mais tolerada.

Hoje, se alguém quiser praticar bruxaria (Wicca) estará amparado pela maioria das constituições, sobretudo ocidentais; se não quiser ser da religião oficial de determinado país, será respeitada sua decisão; se não quiser ter religião, também poderá; se preferir a cada dia aderir a um credo diferente, terá liberdade, pois aqui o que se discute é a liberdade de escolha da pessoa e não a imposição ou o capricho de outra.

Quanto aos abusos e violações de direitos, nossa civilização ainda está lutando pra que a justiça prevaleça e não determinados interesses de grupos ou pessoas. Não atingimos a perfeição, mas evoluímos dia a dia.

Foi da indignação de pessoas que não se conformaram com o “status quo” de suas épocas que o poder irrestrito de determinados seres e do próprio Estado encontrou resistência, sobretudo em prol do bem maior que é a dignidade humana.

Por isso, se rebelar contra a perversidade do outro, significa não permitir que a maldade e o abuso se instale, e, pra que isso ocorra, será preciso declarar guerra aos cruéis e, portanto, sair de nossa zona de conforto e comodismo. 

A resignação é a marca dos subvernientes e o seu salário é servidão.



Raniery
raniery.monteiro@gmail.com
@Mentesalertas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eu, eu mesmo e...somente eu!

Nada é mais difícil de lidar que uma pessoa narcisista . Elas se acham a última azeitona da empada e acreditam que as pessoas existem para lhes servir.  Se arrogância pouca é bobagem, imagine, então, um ambiente que lhe proporcione manifestar a totalidade de sua megalomania. No filme de animação, Madagascar, há dois personagens que traduzem perfeitamente o estereótipo do narcisista: o lêmure, rei Julian e Makunga o leão ambicioso e ávido pelo poder. O rei dos lêmures, Julian, se ama e se adora e acredita firmemente que tudo acontece em sua função. Com uma necessidade incomum de ser admirado faz de tudo para aparecer e chamar a atenção. Já o leão Makunga encarna o tipo de vilão asqueroso, dissimulado e traiçoeiro que sempre está planejando algo pra puxar o tapete do leão alfa. Nas relações onde o assédio moral é forma de interagir, tais figuras estereotipadas e sem noção aparecem por trás de atos inacreditáveis de egocentrismo crônico.  Não podem ser contraria

Help Me Dr!

Viver é um processo de interação contínua e de exploração da realidade que está diante de nós. Sendo assim, aquilo que se apresenta e aparece diante de nossos olhos como real, nem sempre é de óbvia interpretação, encobrindo contextos mais complexos do que imaginaríamos, principalmente sob a superfície. Tampouco, significa isso dizer que não possamos identificar os elementos subjacentes de tal fenômeno. Que o assédio moral é um tipo de abuso tão antigo quanto o homem, não se discute, no entanto, nem sempre sua identificação (em termos de fatores) é tão simples, daí porque se dizer que é subjetivo. Inúmeras teorias dos especialistas emergem a cada momento e me permito levantar as minhas hipóteses, muito menos pra estabelecer um grau de informação científica, muito mais para suscitar em você a discussão sobre o tema. Pra fazer isso gostaria de utilizar os recursos da ficção científica para criarmos um contexto que nos possibilite explorar as inúmeras possibilidades que o fenô

Ninguém chuta cachorro morto

A expressão significa que as pessoas não atacam quem não tem valor, é insignificante, medíocre, mas alguém que possui características ou qualidades que incomodam e por isso as ameaça, daí porque utilizarem deste recurso numa tentativa de a diminuírem de alguma forma ao mesmo tempo em que se projetam. É da natureza de determinadas pessoas, que por uma inadequação interna, sentirem-se inferiores a outras, não pela suposta superioridade destas, mas pelo seu desajuste psicológico. Por isso, para alcançar o equilíbrio de seus centros emocionais praticam uma espécie de projeção imputando ao alvo de sua fúria seus próprios fantasmas internos. Este recalque as leva, então, a inventar boatos, viver em mexericos pelos cantos, disseminar a intriga e semear a discórdia contra a pessoa que vêm como sua competidora natural. E como se sabe que o problema é do desajustado? Simples: percebendo que a cada momento se elege um novo candidato ao posto de alvo. Sempre alguém não prestará ou será