Pular para o conteúdo principal

Assédio moral: a indústria que banaliza a vida


Espertalhão
Dia desses estava pesquisando alguns artigos e matérias pra abordar aqui, quando me deparei com o título de um deles que afirmava que estavam banalizando ações sobre assédio moral. De imediato me coloquei a lê-lo. 

Uma leitura superficial induziria o leitor mais desatento a acreditar que há um complô contra os “empregadores”, pois, segundo as afirmações do autor, a maioria dos processos que tramitam nos fóruns trabalhistas é composta de gente mal intencionada, de uma capacidade maquiavélica, capaz de enganar nossos magistrados.  Na construção de tal artigo o advogado usava e abusava de generalizações superlativas quando queria traçar um perfil negativo dos litigantes- que afirma ser a em sua maioria composta de trabalhadores desonestos e oportunistas.

Fiquei perplexo ao tentar entender como seria possível o sistema judiciário ter tantos operadores do Direito ingênuos ou despreparados a ponto de qualquer um ser capaz de enganá-los com supostas histórias de assédio moral; o que me levaria a concluir que é muito fácil ganhar dinheiro desta forma. Pior: que os diversos profissionais espalhados por um país de dimensões continentais estariam mancomunados com um monte de patifes.

Frases como “não raras vezes”, “via de regra”, “a maioria”, “enriquecimento ilícito”, entre outras, colocadas sistematicamente de forma negativa em relação aos trabalhadores, que estariam mentirosamente forjando situações que caracterizariam assédio moral, levava a crer que é prática comum, e, que nosso judiciário faz vistas grossas, ou é displicente, e o pior, conivente. No mínimo, é uma afirmação, ousada.

Penso que argumentar através de generalizações não é o melhor meio de defender uma idéia, mas quem sou eu pra contestar um cidadão que afirma que isso ocorre todos os dias e num volume tão grande, não é mesmo? Afinal, esse senhor deve ser uma autoridade na questão e deve, também, atuar a muito tempo defendendo “empregadores” pra ter tamanha propriedade para sugerir ao judiciário que dê um basta de uma vez por todas nesta “indústria do assédio moral”, punindo exemplarmente tais aventureiros jurídicos!

Toda a argumentação foi sustentada sobre a hipotética resistência do trabalhador ao controle e poder potestativo do empregador. O empregado, então, passa a elaborar um engenhoso plano de vingança e esperteza que culminaria com indenizações milionárias contra o injustiçado patrão que somente lhe deu ordens legítimas, nada mais.

Segundo Marie-France Hirigoyen, “O assédio moral no trabalho é definido como qualquer conduta abusiva (gesto, palavra, comportamento, atitude...) que atente, por sua repetição ou sistematização, contra a dignidade ou integridade psíquica ou física de uma pessoa, ameaçando seu emprego ou degradando o clima de trabalho”. 

Bom, pela definição da especialista, fica claro que tais comportamentos não se enquadram no conceito de legitimidade que é outorgada às empresas.

Já para Arthur Lobato - psicólogo e jornalista, o assédio é realizado de forma oculta, dúbia, maliciosa, dando margem a diversas interpretações, atuando no psicológico e emocional da pessoa. 

Pode ser que eu esteja enganado, dentro de minha ignorância, mas esta não é a forma mais adequada de se controlar ou exigir produtividade de alguém, portanto é abuso; ou não?

Objetivo do assediador: Desestabilizar psiquicamente, emocionalmente e profissionalmente um funcionário, após um extenuante processo de assédio moral, transformando a vítima em alguém que se sinta incapaz, incompetente, desmotivado, o que justifica o afastamento do trabalho, a perda do cargo de chefia, mudança de setor, ou aposentadoria antecipada.

Se as características acima não se concretizarem em assédio, me pergunto o que fará, então. E se estes comportamentos são violadores de direitos, me parece justo e legítimo provocar a justiça pra que de seu parecer sobre a questão.

Não tenho dúvida de que há pessoas que realmente possuem o perfil traçado pelo autor do artigo, porém, ao contrário dele, acredito que são exceções e não a regra. 

Acredito que classificar pessoas por estereótipos prejudica qualquer forma de avaliação autêntica. Cada pessoa é uma singularidade em si, respondendo por seus atos, daí porque cada caso é julgado especificamente, senão bastaria ao magistrado simplesmente decidir pela classe correspondente. Teríamos algo, mais ou menos assim: trabalhador-malandro; empregador- vítima. Não faz o menor sentido.

Veja você como isto se aplica de forma prática: não havia terminado esta postagem e me deparei com uma irregularidade em meu posto de trabalho que participei ao meu superior hierárquico, mas como ele me vê através das lentes do estereótipo e da estigmatização, optou por me dissuadir de cumprir com a minha função e inverteu as coisas. Basicamente este senhor tentou me convencer que é "a cauda que balança o cachorro" quando sugeriu que eu estaria atrapalhando quem estava irregular e que eu ficasse quieto no meu canto. O assediado é visto como encrenqueiro e ainda que seja competente isso não é levado em consideração.

Recuso-me a acreditar que, entre um exército de magistrados, todos são tão idiotas e sem experiência, a ponto de qualquer um chegar lá, e, levá-los no bico.  Pontualmente, até pode ter um ou outro profissional desmotivado ou mesmo acomodado que decida favoravelmente ao trabalhador, sem sequer dar-se ao trabalho de utilizar todos os recursos interpretativos de que dispõe para tal, o que já acho ser demais fantasioso também. Parece teoria da conspiração contra o empresariado que, de tão fragilizado, é alvo de uma horda de selvagens e está sucumbindo diante de forças ocultas, por demais poderosas. 
Ingênuo
Quem passou ou passa por assédio moral sabe muito bem que é real e não fruto de uma imaginação paranoica ou com mania de perseguição. Quando seu superior o induz a declinar de cumprir com seu dever por conta de esquemas envolvidos, isso não tem nada de invenção. Quando o empregado passa a ser retaliado por não aceitar tal dispositivo, ele sabe muito bem qual é a origem da coisa. Tais ações passam longe de mero controle disciplinar.

Coincidentemente, no mesmo dia em que li o artigo, conversei com um superior hierárquico que me disse que há algumas pessoas que acreditavam que eu estaria “aplicando” em relação ao assédio moral em minha empresa. Conclusões precipitadas e superficiais também são frutos de pessoas que projetam seu caráter sobre as outras ou são gente simples mesmo, no que diz respeito às suas personalidades. É comum se deparar com pessoas que fantasiam um mundo de paranóias e complôs. Vivem realidades alternativas como se participassem de filmes Hollywoodianos, mas quando confrontadas com os fatos e as evidências, não conseguem manter seus discursos vazios.

Em seu Blog “Segurança Portuária em Foco”, este inspetor postou um artigo muito interessante que explica muito bem o que acontece nessas situações. Ele dissertou sobre os paradigmas e como eles norteiam nossas ações e pensamentos- algumas vezes de forma negativa, interferindo em nossas percepções. É como se você somente visse o mundo de determinada forma, condicionado como um animal de circo que se recusa a se libertar dos grilhões, sem saber que é mais forte que eles.

Concordo com algumas coisas com o autor do artigo “a indústria do assédio moral” quando diz que nem tudo é assédio, assim como, também, que nem todo trabalhador é um malandro e com certeza magistrados, de ingênuos não têm nada.

Outra coisa que compartilhamos, é que a indústria do assédio moral deve ser banida mesmo de nossas sociedades. Na hora em que ninguém for humilhado, acuado, perseguido, desonrado em seu ambiente de trabalho, a pretexto de resultados, metas e outras desculpas mais, não será preciso recorrer à justiça pra pleitear indenização alguma. Esta indústria (do terror psicológico e da covardia) tem que saber que não ficará impune, que o preposto que adotar comportamento inadequado responderá por seus atos, que a empresa que não coibir tal prática terá suas linhas de créditos bloqueadas; aí sim, acabaremos com a indústria do assédio moral que é tão antiga quanto a humanidade, desde quando um homem quis dominar o seu igual. 

Da mesma forma que o colega de tal artigo diz não crer em utopias de assédio moral, eu também não acredito que é o trabalhador, hipossuficiente, frente ao poderio financeiro das empresas que, em sua maioria, inventa histórias de perseguição, até porque, é estatisticamente comprovado que são os “empregadores”, em número muito maior, os culpados por tal “fenômeno”, ou seja, os donos de tal indústria.

Só quem já passou por isso e adoeceu sabe o quanto é real a perversidade humana. Falar que é invenção, aplique, utopia, qualquer um fala, afinal língua não tem osso, não é mesmo?

O que é preciso é humanizar as relações de trabalho e criar mecanismos que coíbam tais práticas no meio corporativo, pra que haja trabalhadores motivados, e, por conseqüência, produtivos. Na realidade, todos estão no mesmo barco e querem a mesma coisa: prosperar e construir uma vida mais digna e feliz. De um lado o dono do capital e do outro a mão de obra disponível. O empregador não é nenhum caridoso e nem o trabalhador um irresponsável que não sabe suas obrigações, decorrentes de seu contrato de trabalho. Precisamos acabar com essa visão paternalista e perniciosa que propicia inúmeros conflitos todos os dias.

O advogado, que assina este ácido artigo, ainda menciona que o judiciário proporciona vultosas e injustas indenizações aos ingratos ex-empregados, mas não sei de onde ele tirou tal afirmação, pois, o que tenho acompanhado não reflete a realidade, e, pra falar a verdade, acho que os valores pagos estão aquém do dano causado. Aliás, como se mensura dano? Como recuperar os anos em que uma pessoa definhou diante de uma depressão, stress-pós-traumático, síndrome do pânico, ansiedades, alcoolismo ou suicídio? Bom, se concordarmos que a vida está banalizada pensaremos que ela não vale nada mesmo. Que coisa!

Concluindo: paradigmas como estes, racionalizam interesses que estão em jogo e apontam um resquício das elites dominantes, que se ressentem de não poderem mais satisfazer seu sádico desejo de domínio e controle. Apontam para uma incapacidade de se adaptar às mudanças e demonstra um sintomático transtorno, que cega quem o possui, não permitindo que enxergue o mundo real, conduzindo seu possuidor a devaneios e delírios insanos. São pensamentos esclerosados que disseminam toda sorte de violências e perversidades, transformando o mundo num verdadeiro manicômio. 

Malandro
Realmente é preciso dizer um basta à indústria do assédio moral (a violência) e seus industriais que produzem mais estragos que benefícios.


Raniery
raniery.monteiro@gmail.com







Comentários

  1. A dor mais fácil de viver é a dor do outro.
    Tão possíveis quanto falsas acusações, são as falsas defesas.

    ResponderExcluir
  2. Colega, acho que andei lendo o mesmo texto que você, este que diz que os empregados agem com má-fé. Parece que denunciar o agressor é proibido e para tanto é desqualificado como fraude. Já a má-fé do assediador deve ser a perfídia com que humilha até matar ou provocar o suicídio. Não sem antes destruir toda a família do assediado. O assédio é um tiro de cartucheira: atinge muitos.

    Parabéns pela lucidez e articulação. Penso que apenas quem vive ou viveu Assédio Moral no Trabalho (AMT) consegue ver as nuances que você aponta.

    Compartilho com você que também tenho lido e ouvido frases semelhantes às que você citou, que degradam trabalhadores e operadores do direito.

    Acompanho algumas de suas postagens e vejo em você uma pessoa que consegue fazer de uma "desgraça pessoal" uma graça social. Faz isto ao compartilhando suas experiências e percepções.

    Uma pena que muitas pessoas não percebem o AMT até que estejam quase inválidas, destruídas. Outras, mesmo vendo seus pares caírem, mantém uma leitura próxima à que você referiu aqui - trabalhadores são trapaceiros, espertos e querem enriquecer sem justa-causa.

    O AMT me faz lembrar o modo como alguns agem diante de algumas doenças - acham que elas não têm a doença ou nunca terão. Como, se dependesse apenas da vontade delas e não do ambiente em que vivem.

    Se cada assediado começar a contar e publicar sua história, em algum momento teremos uma mudança mais ampla. Pena que estas mudanças dependem, também, do judiciário onde o AMT não deixa de acontecer.

    abraço

    Operante Livre

    ResponderExcluir
  3. A principal estratégia do assediador é isolar sua vítima para, aos poucos, devorá-la. Com certeza, se cada um que vier a ter a infelicidade de passar por isso e não se conformar, mas disseminar a informação e dar visibilidade à crueldade e à perversidade,em algum momento os covardes retrocederão. Quando cada cidadão der ouvidos à voz interior de sua conciência, olhará para seu próximo e entenderá sua dor, e, nesse instante a compaixão o tomará e a empatia o estimulará a não compactuar com o mal.

    Forte abraço

    ResponderExcluir
  4. Realmente, o autor do texto "industria do assédio" parece estar a serviço de empregadores que costumam pagar pelos riscos. É repugnante que textos ardilosos como este, um factóide de que trabalhadores estão se enriquecendo. Deve ser porque tem uma visão tacanha em que vê todo trabalhador menos qualificado, como seus meros serventes e que 10 ou 20mil é muito para os pobres litigantes a ponto de imaginar que eles estariam ricos com tais verbas indenizatórias, frente aos 500 "mangos" mensais.

    Só nascendo de novo este tipo de gente, pra entender. O pedestal em que se encontra, o limita. Infelizmente os empregadores com perfis agressivos têm a seu serviço este tipo de "profissionais".

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Eu, eu mesmo e...somente eu!

Nada é mais difícil de lidar que uma pessoa narcisista . Elas se acham a última azeitona da empada e acreditam que as pessoas existem para lhes servir.  Se arrogância pouca é bobagem, imagine, então, um ambiente que lhe proporcione manifestar a totalidade de sua megalomania. No filme de animação, Madagascar, há dois personagens que traduzem perfeitamente o estereótipo do narcisista: o lêmure, rei Julian e Makunga o leão ambicioso e ávido pelo poder. O rei dos lêmures, Julian, se ama e se adora e acredita firmemente que tudo acontece em sua função. Com uma necessidade incomum de ser admirado faz de tudo para aparecer e chamar a atenção. Já o leão Makunga encarna o tipo de vilão asqueroso, dissimulado e traiçoeiro que sempre está planejando algo pra puxar o tapete do leão alfa. Nas relações onde o assédio moral é forma de interagir, tais figuras estereotipadas e sem noção aparecem por trás de atos inacreditáveis de egocentrismo crônico.  Não podem ser contraria

Help Me Dr!

Viver é um processo de interação contínua e de exploração da realidade que está diante de nós. Sendo assim, aquilo que se apresenta e aparece diante de nossos olhos como real, nem sempre é de óbvia interpretação, encobrindo contextos mais complexos do que imaginaríamos, principalmente sob a superfície. Tampouco, significa isso dizer que não possamos identificar os elementos subjacentes de tal fenômeno. Que o assédio moral é um tipo de abuso tão antigo quanto o homem, não se discute, no entanto, nem sempre sua identificação (em termos de fatores) é tão simples, daí porque se dizer que é subjetivo. Inúmeras teorias dos especialistas emergem a cada momento e me permito levantar as minhas hipóteses, muito menos pra estabelecer um grau de informação científica, muito mais para suscitar em você a discussão sobre o tema. Pra fazer isso gostaria de utilizar os recursos da ficção científica para criarmos um contexto que nos possibilite explorar as inúmeras possibilidades que o fenô

Ninguém chuta cachorro morto

A expressão significa que as pessoas não atacam quem não tem valor, é insignificante, medíocre, mas alguém que possui características ou qualidades que incomodam e por isso as ameaça, daí porque utilizarem deste recurso numa tentativa de a diminuírem de alguma forma ao mesmo tempo em que se projetam. É da natureza de determinadas pessoas, que por uma inadequação interna, sentirem-se inferiores a outras, não pela suposta superioridade destas, mas pelo seu desajuste psicológico. Por isso, para alcançar o equilíbrio de seus centros emocionais praticam uma espécie de projeção imputando ao alvo de sua fúria seus próprios fantasmas internos. Este recalque as leva, então, a inventar boatos, viver em mexericos pelos cantos, disseminar a intriga e semear a discórdia contra a pessoa que vêm como sua competidora natural. E como se sabe que o problema é do desajustado? Simples: percebendo que a cada momento se elege um novo candidato ao posto de alvo. Sempre alguém não prestará ou será