Pular para o conteúdo principal

Estratégias de assédio


A conduta do assédio moral não encontra respaldo em nenhum tipo de ordenamento jurídico por, justamente, violar uma das bases de sustentação mais importantes da Constituição: o princípio da dignidade humana.

É ato que agride física e psiquicamente o assediado e destrói qualquer pressuposto material mínimo para o exercício da vida, pois, não respeita as condições mínimas de liberdade e convivência social igualitária.

Da noite para o dia a pessoa vê sua higiene física e mental abalada, ficando tolhida das mais básicas condições para desempenhar as suas atividades laborais.

Como foi dito, é conduta antijurídica, e, portanto, responsabilizável dentre os mais diversos ramos do direito.

Pra entender este fenômeno basta que o coloquemos dentro de um contexto histórico, cultural e econômico desencadeado pela revolução industrial e pelo capitalismo, para entendermos que o desemprego e a competitividade geram as condições propícias para a prática do assédio moral.

Deve- se observar que é na reiteração da violência que reside a pulverização das condições de trabalho.

O molestador incorre em abuso de seu direito potestativo, isto é, extrapola na sua condição de fiscalização e controle, de forma abusiva e deliberada, com a intenção de causar transtorno ao trabalhador. É na somatória das ações que se dá a caracterização de tal prática, ou seja, na repetição incessante do abuso.

Há uma intenção e objetivos definidos, por trás do comportamento do agressor, que ocorre de forma subjetiva- já que dissimula suas ações aos olhos do grupo. E o que ele pretende? Expor a vítima a humilhações, isolá- La, e levá- La a desistir de seu trabalho ou mesmo forjar uma demissão por justa causa.

A violência é mensurada pelos padrões comportamentais médios de cada ambiente de trabalho, onde, o que fugir deste mínimo, se configurará como agressão.

Um assediador, de meu local de trabalho, por exemplo, disse a um colega que, quando utiliza determinada linguagem, o faz por brincadeira e que “não é de coração”. Mas, se pensarmos bem, faz sentido o que ele disse, e, deve ser mesmo verdade, já que, quem não tem coração ou consciência desrespeita e viola direitos alheios.
O comportamento deste senhor é típico dos gestores incompetentes, que ascendem ao cargo, ou por manobras, ou por indicações, mas não por mérito.

Basta uma dedução simples pra entender que tal violência caracteriza quebra de contrato (que o trabalhador se obrigou a cumprir), já que não há nele cláusula prevendo qualquer espécie de violação de direitos.

Acontece que estes covardes aproveitam- se de uma condição social e de mercado pra lançar mão de artifícios nefastos (ameaça e chantagem) que leva o trabalhador, por uma questão de óbvia necessidade, a se sujeitar a tal arbítrio.

Desta forma, fica claro, que há urgente necessidade de que o profissional, de qualquer área, evolua e avance rumo a uma mentalidade mais pró ativa, no que diz respeito aos seus direitos e deveres, pra anular as ações perversas de gestores desqualificados ou de filosofias predatórias de mercado.

Vale ressaltar que uma massa caótica é prato cheio pra manipuladores e terroristas, mas um grupo organizado torna- se coeso e compacto. Sendo assim, cada vez mais, se faz necessário, o conhecimento dos direitos tutelados, tornando a prática da violência contra o trabalhador, cada vez mais onerosa, e, portanto, desinteressante. 



Leia também: 
Os psicopatas e o Direito Penal
Psicopatas S. A.





Raniery
raniery.monteiro@gmail.com

Comentários

  1. Sábias palavras meu bravo Guerreiro: "...uma massa caótica é prato cheio pra manipuladores e terroristas, mas um grupo organizado torna-se coeso e compacto."
    Organizemo-nos e nos tornemos compactos e coesos. Só assim seremos capazes de vencer 'estes e esses' seres sem coração.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Eu, eu mesmo e...somente eu!

Nada é mais difícil de lidar que uma pessoa narcisista . Elas se acham a última azeitona da empada e acreditam que as pessoas existem para lhes servir.  Se arrogância pouca é bobagem, imagine, então, um ambiente que lhe proporcione manifestar a totalidade de sua megalomania. No filme de animação, Madagascar, há dois personagens que traduzem perfeitamente o estereótipo do narcisista: o lêmure, rei Julian e Makunga o leão ambicioso e ávido pelo poder. O rei dos lêmures, Julian, se ama e se adora e acredita firmemente que tudo acontece em sua função. Com uma necessidade incomum de ser admirado faz de tudo para aparecer e chamar a atenção. Já o leão Makunga encarna o tipo de vilão asqueroso, dissimulado e traiçoeiro que sempre está planejando algo pra puxar o tapete do leão alfa. Nas relações onde o assédio moral é forma de interagir, tais figuras estereotipadas e sem noção aparecem por trás de atos inacreditáveis de egocentrismo crônico.  Não podem ser contraria

Help Me Dr!

Viver é um processo de interação contínua e de exploração da realidade que está diante de nós. Sendo assim, aquilo que se apresenta e aparece diante de nossos olhos como real, nem sempre é de óbvia interpretação, encobrindo contextos mais complexos do que imaginaríamos, principalmente sob a superfície. Tampouco, significa isso dizer que não possamos identificar os elementos subjacentes de tal fenômeno. Que o assédio moral é um tipo de abuso tão antigo quanto o homem, não se discute, no entanto, nem sempre sua identificação (em termos de fatores) é tão simples, daí porque se dizer que é subjetivo. Inúmeras teorias dos especialistas emergem a cada momento e me permito levantar as minhas hipóteses, muito menos pra estabelecer um grau de informação científica, muito mais para suscitar em você a discussão sobre o tema. Pra fazer isso gostaria de utilizar os recursos da ficção científica para criarmos um contexto que nos possibilite explorar as inúmeras possibilidades que o fenô

Ninguém chuta cachorro morto

A expressão significa que as pessoas não atacam quem não tem valor, é insignificante, medíocre, mas alguém que possui características ou qualidades que incomodam e por isso as ameaça, daí porque utilizarem deste recurso numa tentativa de a diminuírem de alguma forma ao mesmo tempo em que se projetam. É da natureza de determinadas pessoas, que por uma inadequação interna, sentirem-se inferiores a outras, não pela suposta superioridade destas, mas pelo seu desajuste psicológico. Por isso, para alcançar o equilíbrio de seus centros emocionais praticam uma espécie de projeção imputando ao alvo de sua fúria seus próprios fantasmas internos. Este recalque as leva, então, a inventar boatos, viver em mexericos pelos cantos, disseminar a intriga e semear a discórdia contra a pessoa que vêm como sua competidora natural. E como se sabe que o problema é do desajustado? Simples: percebendo que a cada momento se elege um novo candidato ao posto de alvo. Sempre alguém não prestará ou será