Pular para o conteúdo principal

Busque o padrão



Padrão:

Metrologia Grandeza-tipo que serve para definir uma unidade. / Modelo-tipo legal dos pesos e das medidas. / Tipo, modelo.


De acordo com a definição, padrão é algo que podemos medir.

Com base nisso podemos decifrar, na essência e por meio de uma leitura exata, se as pessoas são o que dizem ser ou não  pois apresentam um conjunto de características comportamentais que se repetem : os padrões.

Com o perverso não é diferente, mas é um tanto mais complexo já que temos aqui uma ação ardilosa que age pela dissimulação e engodo.

E como saber se aquela pessoa acima de qualquer suspeita, carismática, espirituosa e até com aparência angelical não é um predador? A resposta vem do cuidado e do valor que você tem pela própria vida, ou seja, o quanto de cautela você emprega nas interações diárias. Isso requer um pouco de trabalho e motivação, usar seu poder de observação (que não é preconceito) e objetividade.

Devemos lembrar que o comprometimento emocional anula qualquer tentativa de avaliação precisa da realidade, e, confesso, é muito difícil não se deixar levar. É o exercício de uma existência.
Imagine a seguinte situação: você está absorvido com algum tipo de preocupação em algum momento. Isso mexe com suas emoções. Daí aparece alguém falando exatamente o que você deseja ouvir; aquilo começa a satisfazer uma necessidade emocional. É a lacuna a ser preenchida que o oportunista esperava. 

É “mágico”! Você  enxerga aquilo como a solução e aquela pessoa aparece como verdadeiro messias ou profeta em sua vida.

Vamos concordar: como adivinhar que aquela pessoa tão “boazinha” irá nos trair, afinal de contas não fazemos mal à ninguém para motivar tal ação. Pois é, lembra do padrão? A culpa não está em você, mas no comportamento insidioso do agressor que, com seu poder de seduzir vai envolvendo, levando no “bico” e num determinado momento dá o bote. Quando se percebe é tarde demais. Neste instante a confusão mental toma conta de você, já que não é possível discernir com precisão o que acontece.

Quando se é calejado (experiente), é possível se antecipar a um pretenso agressor, passando então a detectar sinais que antes não se enxergava. 

É então que as palavras são confrontadas com comportamentos e as inconsistências aparecem, sendo levadas em consideração. 

Procuramos nesse instante, pela intenção por trás da atitude, e, com base nessas informações, desenvolvemos nossa linha de ação defensiva.

Se eu conheço quais são os objetivos (e intenções) do agressor - de sempre levar vantagem sobre mim - consigo enxergar suas estratégias e táticas predatórias. 

Nesse instante passo a ter certo controle sobre as circunstâncias e sobre mim; o agressor começa a perder terreno e o jogo começa a virar a meu favor.

Como disse acima, o mais interessado em preservar a própria vida de um ataque predatório sou eu. Cabe a mim, então, desenvolver mecanismos psicológicos práticos para que isso ocorra. 
Não existem regras. Cada um deve desenvolver sua própria tática de sobrevivência nessa guerra psicológica.

Vale lembrar que nada disso é válido se no processo você se destrói.

É preciso encontrar um equilíbrio, o que também não é fácil, mas o que é fácil nessa vida?

Raniery

raniery.monteiro@gmail.com

Comentários

  1. Vivemos num mundo mental onde 99 % das pessoas não se encontram despertas. Hoje o ser humano faz mal a outrem por não ter opção de fazer o bem. Vivemos ainda no mundo animal, pois para sobreviver existem pessoas dispostas a tudo sem pensar no que vai acarretar para as suas vidas. Nascemos dentro d'água, desenvolvemo-nos na terra, precisamos do ar pra sobreviver e dormimos para poder deixar a alma voltar ao seu próprio plano, e ali se carregar de energias sem que tenhamos consciência desse quarto de vida. Ou seja, somos ainda animais racionais.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Eu, eu mesmo e...somente eu!

Nada é mais difícil de lidar que uma pessoa narcisista . Elas se acham a última azeitona da empada e acreditam que as pessoas existem para lhes servir.  Se arrogância pouca é bobagem, imagine, então, um ambiente que lhe proporcione manifestar a totalidade de sua megalomania. No filme de animação, Madagascar, há dois personagens que traduzem perfeitamente o estereótipo do narcisista: o lêmure, rei Julian e Makunga o leão ambicioso e ávido pelo poder. O rei dos lêmures, Julian, se ama e se adora e acredita firmemente que tudo acontece em sua função. Com uma necessidade incomum de ser admirado faz de tudo para aparecer e chamar a atenção. Já o leão Makunga encarna o tipo de vilão asqueroso, dissimulado e traiçoeiro que sempre está planejando algo pra puxar o tapete do leão alfa. Nas relações onde o assédio moral é forma de interagir, tais figuras estereotipadas e sem noção aparecem por trás de atos inacreditáveis de egocentrismo crônico.  Não podem ser contraria

Help Me Dr!

Viver é um processo de interação contínua e de exploração da realidade que está diante de nós. Sendo assim, aquilo que se apresenta e aparece diante de nossos olhos como real, nem sempre é de óbvia interpretação, encobrindo contextos mais complexos do que imaginaríamos, principalmente sob a superfície. Tampouco, significa isso dizer que não possamos identificar os elementos subjacentes de tal fenômeno. Que o assédio moral é um tipo de abuso tão antigo quanto o homem, não se discute, no entanto, nem sempre sua identificação (em termos de fatores) é tão simples, daí porque se dizer que é subjetivo. Inúmeras teorias dos especialistas emergem a cada momento e me permito levantar as minhas hipóteses, muito menos pra estabelecer um grau de informação científica, muito mais para suscitar em você a discussão sobre o tema. Pra fazer isso gostaria de utilizar os recursos da ficção científica para criarmos um contexto que nos possibilite explorar as inúmeras possibilidades que o fenô

Ninguém chuta cachorro morto

A expressão significa que as pessoas não atacam quem não tem valor, é insignificante, medíocre, mas alguém que possui características ou qualidades que incomodam e por isso as ameaça, daí porque utilizarem deste recurso numa tentativa de a diminuírem de alguma forma ao mesmo tempo em que se projetam. É da natureza de determinadas pessoas, que por uma inadequação interna, sentirem-se inferiores a outras, não pela suposta superioridade destas, mas pelo seu desajuste psicológico. Por isso, para alcançar o equilíbrio de seus centros emocionais praticam uma espécie de projeção imputando ao alvo de sua fúria seus próprios fantasmas internos. Este recalque as leva, então, a inventar boatos, viver em mexericos pelos cantos, disseminar a intriga e semear a discórdia contra a pessoa que vêm como sua competidora natural. E como se sabe que o problema é do desajustado? Simples: percebendo que a cada momento se elege um novo candidato ao posto de alvo. Sempre alguém não prestará ou será