Pular para o conteúdo principal

A sarna da xenofobia


A Xenofobia e o racismo assombram o mundo novamente.

Os episódios vão desde ataques de skinheads em São Paulo e sites nazistas no sul do país, declarações infelizes de uma estudante de direito no Facebook, até escritores e candidata à presidente na Europa.

Nos primeiros casos poderíamos atribuir a atitude a uma suposta formação precária das pessoas, já no segundo caso não! Parece-me que o ódio tem maior capacidade de envolver as pessoas que preferem abrir mão do bom senso e inteligência pra pautar suas ideologias em questões que não se sustentam por si só, aliás, ideologia nem sempre é sinônimo de coisa boa.

Na Alemanha, que viveu o horror do holocausto induzida por um degenerado, um escritor- Thilo Sarrazin, decide insuflar pessoas com suas teorias nazistas de superioridade racial, que ele chama de inteligência genética. Vai saber se não se inspirou no anjo da morte de Hitler...!

Na França, a candidata e líder populista de extrema direita- a xenófoba Marine Le Pen, que faz oposição à Sarkozy, é contrária a uma Europa comum.

Na Itália, temos Berlusconi, mas... o que falar do primeiro ministro viciado em menores de idade, não é?

Ao que parece, para determinadas pessoas, o mundo não está violento o bastante. Precisam de mais ódio e guerras pra alimentar sua sede de sangue. Nem o passado histórico que causou uma devastação mundial foi suficiente pra que alguns ditos humanos aprendam alguma coisa.

Nesse mundo caótico, estamos precisando urgente de que os pacificadores assumam o poder em várias áreas de nossa existência, pois os promotores da miséria humana estão servindo o seu senhor com determinação implacável: seu nome? O mal.

Eu acredito nas pessoas, e que elas são a maioria por todo o nosso planeta. Aqui no Brasil, por exemplo, entre muitos contrastes e desigualdades, vemos judeus e árabes em convivência pacífica; temos budistas, hindus, protestantes, umbandistas e católicos praticando suas religiões. Mesmo assim vez por outra alguma anomalia insiste em se manifestar, mas de forma geral lidamos relativamente bem com as diferenças. Acredito que precisamos avançar muito ainda, porém me parece que estamos numa rota positiva e não voltando à trás nas sombras dos guetos e campos de concentração.

Vamos acordar humanidade!


Raniery
raniery.monteiro@gmail.com
@mentesalertas


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eu, eu mesmo e...somente eu!

Nada é mais difícil de lidar que uma pessoa narcisista . Elas se acham a última azeitona da empada e acreditam que as pessoas existem para lhes servir.  Se arrogância pouca é bobagem, imagine, então, um ambiente que lhe proporcione manifestar a totalidade de sua megalomania. No filme de animação, Madagascar, há dois personagens que traduzem perfeitamente o estereótipo do narcisista: o lêmure, rei Julian e Makunga o leão ambicioso e ávido pelo poder. O rei dos lêmures, Julian, se ama e se adora e acredita firmemente que tudo acontece em sua função. Com uma necessidade incomum de ser admirado faz de tudo para aparecer e chamar a atenção. Já o leão Makunga encarna o tipo de vilão asqueroso, dissimulado e traiçoeiro que sempre está planejando algo pra puxar o tapete do leão alfa. Nas relações onde o assédio moral é forma de interagir, tais figuras estereotipadas e sem noção aparecem por trás de atos inacreditáveis de egocentrismo crônico.  Não podem ser contraria

Help Me Dr!

Viver é um processo de interação contínua e de exploração da realidade que está diante de nós. Sendo assim, aquilo que se apresenta e aparece diante de nossos olhos como real, nem sempre é de óbvia interpretação, encobrindo contextos mais complexos do que imaginaríamos, principalmente sob a superfície. Tampouco, significa isso dizer que não possamos identificar os elementos subjacentes de tal fenômeno. Que o assédio moral é um tipo de abuso tão antigo quanto o homem, não se discute, no entanto, nem sempre sua identificação (em termos de fatores) é tão simples, daí porque se dizer que é subjetivo. Inúmeras teorias dos especialistas emergem a cada momento e me permito levantar as minhas hipóteses, muito menos pra estabelecer um grau de informação científica, muito mais para suscitar em você a discussão sobre o tema. Pra fazer isso gostaria de utilizar os recursos da ficção científica para criarmos um contexto que nos possibilite explorar as inúmeras possibilidades que o fenô

Ninguém chuta cachorro morto

A expressão significa que as pessoas não atacam quem não tem valor, é insignificante, medíocre, mas alguém que possui características ou qualidades que incomodam e por isso as ameaça, daí porque utilizarem deste recurso numa tentativa de a diminuírem de alguma forma ao mesmo tempo em que se projetam. É da natureza de determinadas pessoas, que por uma inadequação interna, sentirem-se inferiores a outras, não pela suposta superioridade destas, mas pelo seu desajuste psicológico. Por isso, para alcançar o equilíbrio de seus centros emocionais praticam uma espécie de projeção imputando ao alvo de sua fúria seus próprios fantasmas internos. Este recalque as leva, então, a inventar boatos, viver em mexericos pelos cantos, disseminar a intriga e semear a discórdia contra a pessoa que vêm como sua competidora natural. E como se sabe que o problema é do desajustado? Simples: percebendo que a cada momento se elege um novo candidato ao posto de alvo. Sempre alguém não prestará ou será