Pular para o conteúdo principal

Cautela e canja de galinha...


Segundo a doutora em psiquiatria forense pela USP Hilda Morana, uma pessoa como Wellington Menezes de Oliveira, que assassinou 12 adolescentes no Rio de Janeiro, não é louca, mas apresenta uma falha de desenvolvimento cerebral na parte que corresponde ao caráter.

Um transtorno de personalidade, de acordo com a médica, não vem da criação dos pais nem da educação que o indivíduo recebe. Essa condição é herdada.

A especialista diferenciou, ainda, uma criança levada de uma hiperativa que precisa de acompanhamento e tratamento constante. Hilda disse que todos os psicopatas que já analisou foram hiperativos na infância, mas o contrário não é regra.

Criminosos tendem a repetir maldades que viram em filmes ou videogames, por exemplo. Eles não têm o limite vital, que é o respeito ao outro, explicou a médica. Quem se mata depois de assassinar alguém é porque se acovarda ao não conseguir conviver com esse fato. Já o que tenta fugir ou se esconder está em busca de excitação e demonstra uma maior alteração de caráter.

Além disso, Hilda afirmou que os psicopatas têm plena noção do que é certo e errado, porque o defeito não está no intelecto, mas no caráter. A pessoa com transtorno grave de personalidade deve saber que o fim dela, provavelmente, será no cemitério ou na cadeia.

Por fim, a psiquiatra destacou que ninguém normal vira psicopata, mas já nasce assim. Desde criança, o adulto certamente demonstrava comportamento de risco, mentiras, egoísmo e agressividade.

Portanto, baseados na afirmação de uma especialista o que nos resta é ficar atentos ao comportamento das pessoas, não numa paranóia, mas em cautela, seria o termo adequado, aliás, para com toda e qualquer pessoa, diga- se.

Todos os dias nós vemos pessoas que agem de forma displicente para com a própria vida, se expondo desnecessariamente, principalmente nas redes sociais. Se estivéssemos falando somente de adolescentes, poderíamos apontar a inexperiência natural da idade como fator da desatenção ao perigo, mas são inúmeros os casos de pessoas com, digamos, certa bagagem de vida, simplesmente abrindo as portas para o risco sem se dar ao trabalho de tomar o mínimo cuidado consigo.

No caso do maníaco, mesmo com alguns indícios como timidez exarcebada, “jeito esquisito”, certa excentricidade não foi suficiente para que as pessoas obtivessem qualquer leitura do real teor de sua personalidade, quem dirá, então, daqueles casos onde o camarada é carismático, envolvente, dissimula de forma profissional, tem alguma posição de destaque que leve às falsas conclusões? Aí a coisa toma contornos de tragédia, dramas e tortura prolongados.

Não é preciso se enclausurar dentro de casa para se proteger, nem deixar de se relacionar com as pessoas por conta do pânico e do medo, mas, convenhamos, alguns cuidados não farão mal a ninguém, ao contrário até.

Mas, perceba você que, algumas pessoas que estudaram com o maníaco, em entrevista na TV, alegaram que zombavam dele nos tempos de ensino médio, ou seja, praticavam o bullying, principalmente as meninas: no mínimo curioso; de qualquer forma temos visto certas reações violentas por parte de quem sofre desse mal, aonde a pessoa chega ao ponto da saturação e já não mais consegue se conter.

Penso eu que, se dificilmente conseguiremos detectar tão facilmente algum desajustado somente de olhar ou conviver em algum ambiente, como escola ou trabalho, não seria inteligente, moral e ético que não praticássemos mal algum a ninguém? Nem precisa ser por uma questão de consciência: vai saber se aquela pessoa desequilibrada, ou pior, sociopática, ali na frente não se voltará contra aquele que a agride moralmente!

Pois é, gato escaldado tem medo de água fria- e se protege.


Raniery
raniery.monteiro@gmail.com
@mentesalertas

Comentários

  1. Adorei seu blog também, falo de assuntos bem parecidos

    http://saiadatocasiflar.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Eu, eu mesmo e...somente eu!

Nada é mais difícil de lidar que uma pessoa narcisista . Elas se acham a última azeitona da empada e acreditam que as pessoas existem para lhes servir.  Se arrogância pouca é bobagem, imagine, então, um ambiente que lhe proporcione manifestar a totalidade de sua megalomania. No filme de animação, Madagascar, há dois personagens que traduzem perfeitamente o estereótipo do narcisista: o lêmure, rei Julian e Makunga o leão ambicioso e ávido pelo poder. O rei dos lêmures, Julian, se ama e se adora e acredita firmemente que tudo acontece em sua função. Com uma necessidade incomum de ser admirado faz de tudo para aparecer e chamar a atenção. Já o leão Makunga encarna o tipo de vilão asqueroso, dissimulado e traiçoeiro que sempre está planejando algo pra puxar o tapete do leão alfa. Nas relações onde o assédio moral é forma de interagir, tais figuras estereotipadas e sem noção aparecem por trás de atos inacreditáveis de egocentrismo crônico.  Não podem ser contraria

Help Me Dr!

Viver é um processo de interação contínua e de exploração da realidade que está diante de nós. Sendo assim, aquilo que se apresenta e aparece diante de nossos olhos como real, nem sempre é de óbvia interpretação, encobrindo contextos mais complexos do que imaginaríamos, principalmente sob a superfície. Tampouco, significa isso dizer que não possamos identificar os elementos subjacentes de tal fenômeno. Que o assédio moral é um tipo de abuso tão antigo quanto o homem, não se discute, no entanto, nem sempre sua identificação (em termos de fatores) é tão simples, daí porque se dizer que é subjetivo. Inúmeras teorias dos especialistas emergem a cada momento e me permito levantar as minhas hipóteses, muito menos pra estabelecer um grau de informação científica, muito mais para suscitar em você a discussão sobre o tema. Pra fazer isso gostaria de utilizar os recursos da ficção científica para criarmos um contexto que nos possibilite explorar as inúmeras possibilidades que o fenô

Ninguém chuta cachorro morto

A expressão significa que as pessoas não atacam quem não tem valor, é insignificante, medíocre, mas alguém que possui características ou qualidades que incomodam e por isso as ameaça, daí porque utilizarem deste recurso numa tentativa de a diminuírem de alguma forma ao mesmo tempo em que se projetam. É da natureza de determinadas pessoas, que por uma inadequação interna, sentirem-se inferiores a outras, não pela suposta superioridade destas, mas pelo seu desajuste psicológico. Por isso, para alcançar o equilíbrio de seus centros emocionais praticam uma espécie de projeção imputando ao alvo de sua fúria seus próprios fantasmas internos. Este recalque as leva, então, a inventar boatos, viver em mexericos pelos cantos, disseminar a intriga e semear a discórdia contra a pessoa que vêm como sua competidora natural. E como se sabe que o problema é do desajustado? Simples: percebendo que a cada momento se elege um novo candidato ao posto de alvo. Sempre alguém não prestará ou será