Pular para o conteúdo principal

A origem do mal



Dentro de um ambiente corporativo, composto das mais diversas pessoas, existe inúmeras histórias pessoais, objetivos e expectativas, entre elas o de ascender na carreira. Ocorre que alguns conseguem atingir suas metas e entre esses, encontram-se, digamos, pessoas com problemas no exercício do poder. Melhor seria dizer, pessoas que causam problemas a outras nesse exercício.

Tudo tem um começo, uma origem, uma fonte, e, no assédio não é diferente. Quando um perverso está em posição de comando, seu ego não admite o questionamento, a crítica ou outra idéia que não contenha a rúbrica de sua assinatura.

Onde eu trabalho, por exemplo, há um termo pra definir este comportamento: melindre. Na minha terra a gente chama isso de maricagem; onde já se viu homem ficar magoadinho! 

Voltando à nossa dissertação, o insidioso, quando contrariado, se enfurece, pois interpreta tal ação como uma afronta porque entende que chefiar é sujeitar e, portanto, justifica o assédio alegando insolência por parte do abusado empregado.

Possíveis vítimas são enxergadas, então, por determinadas características que são repudiadas pelo agressor, dentro de sua escala de "valores". 

Portanto, se uma pessoa reage ao autoritarismo, resiste a abusos ou possua uma integridade moral acentuada, faz com que nasça, na mente do agressor, um incontrolável instinto de desprezo e desvalorização, e, a partir deste momento, terá seu destino traçado. Isso mesmo, eles se acham senhores das vidas das pessoas e não que sejam covardes incompetentes.

Os discursos fascistas projetam sobre o assediado a culpabilidade pela perseguição e elaboram desculpas que apontem suposta incapacidade, indisciplina ou insubordinação, mas pelo contrário, é exatamente o oposto que ocorre- geralmente o alvo é uma pessoa de reconhecida competência e, em alguns casos, worcaholic inveterada. Por trás disso, na realidade, é o complexo de inferioridade que faz com que o tirano chefe sinta-se ameaçado.

O grupo (ou um grupo) passa, então, a reproduzir o comportamento
do chefe para ganhar a atenção, carinhos e afagos dele. Em seus delírios imaginam que se o agradar, tornando-se seus mascotes de pirata, conquistarão a segurança e não serão alvo de sua fúria. Doce ilusão de quem não teve a capacidade de avaliação precisa para saber que são apenas objetos que serão descartados quando não forem mais necessários.

Em relação ao fenômeno perverso, uma vez sedimentado o assédio, a vítima passa a ser estigmatizada num processo que se dissemina por todo o ambiente. Esta estratégia fortalece o pequeno ditador que utiliza de sua influência, como autoridade local, pra classificá-la como "de difícil convivência", mau caráter, louca etc. Em minha empresa há um padrão  de ataque à vida moral das pessoas, muitas vezes focando suas opções sexuais ou comportamento sexual.

As injúrias e calúnias, que são uma consequência do conflito, magnetizam-se sobre a pessoa a ponto de se confundir com a mesma e não a abandona mais. Ressalta-se o eficiente trabalho dos bobos da corte do chefe que contribuem na propagação das ofensas.

Acuada e isolada e sem chance de se defender, a vítima desmotiva- se completamente, o que interfere em seu desempenho. Isso será usado contra ela. Processos de absenteísmo se instalam, já que a total deterioração do ambiente laboral produzem problemas de doenças e desânimo. O oposto também acontece, isto é, o presenteísmo que faz com que o trabalhador desempenhe suas funções doente, por medo de perder seu emprego.

Desanimada e com a guarda baixa, aos poucos e a cada ataque, aquela pessoa perde sua auto estima e, por consequência, sua autoconfiança, sendo dilacerada a cada saraivada de críticas. 

O assediador esmera-se em torná-lá errada: se faz algo de positivo, ignora-se ou minimiza-se; se ela não compreende uma ordem dada, geralmente de forma confusa, é insultada aos gritos; se tem uma idéia, cafajestemente lhe é roubada e recebe-se os méritos em seu lugar.

Posto isso, fica claro que a última coisa em que se pensa nestas interações perversas é a disciplina, mas na realidade é o sadismo do agressor, associado a sua inadequação social e incompetência em liderar grupos, a verdadeira origem deste mal que assola o trabalhador promovendo verdadeiras carnificinas psíquicas.

Por isso, que o único caminho possível pra se tentar alterar esta realidade, em alguns casos, é o jurídico, pois é preciso provocar 
a força do Estado pra se
restabelecer o equilíbrio 
alterado.


Raniery
raniery.monteiro@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eu, eu mesmo e...somente eu!

Nada é mais difícil de lidar que uma pessoa narcisista . Elas se acham a última azeitona da empada e acreditam que as pessoas existem para lhes servir.  Se arrogância pouca é bobagem, imagine, então, um ambiente que lhe proporcione manifestar a totalidade de sua megalomania. No filme de animação, Madagascar, há dois personagens que traduzem perfeitamente o estereótipo do narcisista: o lêmure, rei Julian e Makunga o leão ambicioso e ávido pelo poder. O rei dos lêmures, Julian, se ama e se adora e acredita firmemente que tudo acontece em sua função. Com uma necessidade incomum de ser admirado faz de tudo para aparecer e chamar a atenção. Já o leão Makunga encarna o tipo de vilão asqueroso, dissimulado e traiçoeiro que sempre está planejando algo pra puxar o tapete do leão alfa. Nas relações onde o assédio moral é forma de interagir, tais figuras estereotipadas e sem noção aparecem por trás de atos inacreditáveis de egocentrismo crônico.  Não podem ser contraria

Help Me Dr!

Viver é um processo de interação contínua e de exploração da realidade que está diante de nós. Sendo assim, aquilo que se apresenta e aparece diante de nossos olhos como real, nem sempre é de óbvia interpretação, encobrindo contextos mais complexos do que imaginaríamos, principalmente sob a superfície. Tampouco, significa isso dizer que não possamos identificar os elementos subjacentes de tal fenômeno. Que o assédio moral é um tipo de abuso tão antigo quanto o homem, não se discute, no entanto, nem sempre sua identificação (em termos de fatores) é tão simples, daí porque se dizer que é subjetivo. Inúmeras teorias dos especialistas emergem a cada momento e me permito levantar as minhas hipóteses, muito menos pra estabelecer um grau de informação científica, muito mais para suscitar em você a discussão sobre o tema. Pra fazer isso gostaria de utilizar os recursos da ficção científica para criarmos um contexto que nos possibilite explorar as inúmeras possibilidades que o fenô

Ninguém chuta cachorro morto

A expressão significa que as pessoas não atacam quem não tem valor, é insignificante, medíocre, mas alguém que possui características ou qualidades que incomodam e por isso as ameaça, daí porque utilizarem deste recurso numa tentativa de a diminuírem de alguma forma ao mesmo tempo em que se projetam. É da natureza de determinadas pessoas, que por uma inadequação interna, sentirem-se inferiores a outras, não pela suposta superioridade destas, mas pelo seu desajuste psicológico. Por isso, para alcançar o equilíbrio de seus centros emocionais praticam uma espécie de projeção imputando ao alvo de sua fúria seus próprios fantasmas internos. Este recalque as leva, então, a inventar boatos, viver em mexericos pelos cantos, disseminar a intriga e semear a discórdia contra a pessoa que vêm como sua competidora natural. E como se sabe que o problema é do desajustado? Simples: percebendo que a cada momento se elege um novo candidato ao posto de alvo. Sempre alguém não prestará ou será