Pular para o conteúdo principal

Medo Que Motiva

Penso que a manipulação e o medo são forças interdependentes. Uma se alimenta da outra para sobreviver. Só manipulo explorando teu medo e você só o permite porque se submete a ele.

Seja como for, fato é, que este tipo de relação é tão antiga quanto o próprio homem. Na antigüidade o que não entendíamos atribuíamos aos deuses certa explicação e o sacerdote era seu oráculo. Este controlava o povo com ameaças se não acatassem suas ordens ainda que absurdas ou loucas.

Dezenas de milhares de anos se passaram e nada mudou. Continuamos a agir como se fossemos gado e nos submeter ao terrorismo de pequenos grupos que exploram nossa ansiedade.

Recentemente numa postagem de um colega na rede social ironizando as ações manipulativas da empresa deflagrou-se acalorada discussão com ataques aqui e ali em função das opiniões divergentes. 

Ora, discordar é saudável numa democracia, mas os manipuladores de plantão também deram suas caras e opinaram, não para participar, mas para deixar mensagem clara de que estavam prestando atenção em tudo para poder levar aos seus padrinhos o que o grupo pensa.

Evidentemente traçarão uma estratégia para atingir seus objetivos alinhados às intenções daqueles que pretenderão levar vantagens sobre os trabalhadores de nosso setor.

O engraçado disso tudo é que logo saíram responsabilizando os trabalhadores pelas decisões que foram "obrigados" a tomar. Colocaram em nossas mãos a decisão que se negada terá repercussões, pois estão de mãos atadas. 

O interessante desta tática é de nunca se responsabilizarem por nada que ocorre, mas transferir, ora aos órgãos fiscalizadores, ora aos empregados como se estes fossem responsáveis pelos lucros e riscos do negócio. Na hora dos ganhos o proletário não pode ganhar, mas na hora do prejuízo, ele que arque. Isso, não é novo nem original.

O empregado desavisado toma pra si a missão inglória de salvar a empresa e a categoria, pois ele é corporativista e um romântico inveterado que carregará nas costas o desafio de proteger seu ganha pão. Uma vez implantada esta mensagem em seu cérebro o programa se encarregará de produzir ações e atitudes correspondentes.

Chega  a ser frustrante ver centenas de pessoas hipnotizadas por estes discursos new fascistas. E o pior, são homens e mulheres inteligentes e informados que cedem aos apelos emocionais abrindo mão da razão e caem nas armadilhas de pessoas que agem pela estrita má-fé.

Fiz meu comentário também numa alusão aos manipuladores e instantaneamente um papagaio de pirata acusou o golpe e se denunciou. Se bem que seu histórico é suficiente para o fazê-lo.

Impressionantemente a ansiedade, uma derivação do medo distorce nosso senso de razão e influencia nossas decisões fazendo com que nos precipitemos e soframos posteriores consequências.

O manipulador é somente uma outra face do assediador. Se no primeiro momento sua intenção falhar, no segundo, ele colocará suas asas de fora e revelará sua verdadeira natureza apelando e explorando o medo pela ameaça.

Aprendi uma coisa uma vez: com chantagista não se negocia, pois se cedermos ao medo seremos, então, controlados pelo que ameaça.
Raniery

raniery.monteiro@gmail.com
http://mentesalertas.wordpress.com/


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eu, eu mesmo e...somente eu!

Nada é mais difícil de lidar que uma pessoa narcisista . Elas se acham a última azeitona da empada e acreditam que as pessoas existem para lhes servir.  Se arrogância pouca é bobagem, imagine, então, um ambiente que lhe proporcione manifestar a totalidade de sua megalomania. No filme de animação, Madagascar, há dois personagens que traduzem perfeitamente o estereótipo do narcisista: o lêmure, rei Julian e Makunga o leão ambicioso e ávido pelo poder. O rei dos lêmures, Julian, se ama e se adora e acredita firmemente que tudo acontece em sua função. Com uma necessidade incomum de ser admirado faz de tudo para aparecer e chamar a atenção. Já o leão Makunga encarna o tipo de vilão asqueroso, dissimulado e traiçoeiro que sempre está planejando algo pra puxar o tapete do leão alfa. Nas relações onde o assédio moral é forma de interagir, tais figuras estereotipadas e sem noção aparecem por trás de atos inacreditáveis de egocentrismo crônico.  Não podem ser contraria

Help Me Dr!

Viver é um processo de interação contínua e de exploração da realidade que está diante de nós. Sendo assim, aquilo que se apresenta e aparece diante de nossos olhos como real, nem sempre é de óbvia interpretação, encobrindo contextos mais complexos do que imaginaríamos, principalmente sob a superfície. Tampouco, significa isso dizer que não possamos identificar os elementos subjacentes de tal fenômeno. Que o assédio moral é um tipo de abuso tão antigo quanto o homem, não se discute, no entanto, nem sempre sua identificação (em termos de fatores) é tão simples, daí porque se dizer que é subjetivo. Inúmeras teorias dos especialistas emergem a cada momento e me permito levantar as minhas hipóteses, muito menos pra estabelecer um grau de informação científica, muito mais para suscitar em você a discussão sobre o tema. Pra fazer isso gostaria de utilizar os recursos da ficção científica para criarmos um contexto que nos possibilite explorar as inúmeras possibilidades que o fenô

Ninguém chuta cachorro morto

A expressão significa que as pessoas não atacam quem não tem valor, é insignificante, medíocre, mas alguém que possui características ou qualidades que incomodam e por isso as ameaça, daí porque utilizarem deste recurso numa tentativa de a diminuírem de alguma forma ao mesmo tempo em que se projetam. É da natureza de determinadas pessoas, que por uma inadequação interna, sentirem-se inferiores a outras, não pela suposta superioridade destas, mas pelo seu desajuste psicológico. Por isso, para alcançar o equilíbrio de seus centros emocionais praticam uma espécie de projeção imputando ao alvo de sua fúria seus próprios fantasmas internos. Este recalque as leva, então, a inventar boatos, viver em mexericos pelos cantos, disseminar a intriga e semear a discórdia contra a pessoa que vêm como sua competidora natural. E como se sabe que o problema é do desajustado? Simples: percebendo que a cada momento se elege um novo candidato ao posto de alvo. Sempre alguém não prestará ou será