Pular para o conteúdo principal

Tudo Tem Um Motivo


Você já parou para se perguntar qual a origem das sociedades? O que justifica sua existência? O que determina quem faz parte de um povo, nação ou Estado?

Acredito que é óbvio a importância que o sentido de pertencimento representa para cada pessoa dentro de um grupo social, afinal somos todos interdependentes.

A organização do Estado e ainda mais os atuais modelos dos chamados Estados Democráticos de Direito se estruturam para aglutinar um povo em forma de nação fortalecendo os princípios elementares de identidade, valor e organização reiterada.

Isso significa que a organização fortalece a sociedade, seja em nível que for, pois é um elemento caracterizador das civilizações. Essa ordem é importante para que todos possam ter oportunidades iguais de desenvolvimento social. Então, é salutar que toda a estrutura seja fortalecida, ou seja, seus elementos essenciais e norteadores se cumpram.

Com a formação das constituições, o poder absoluto dos monarcas fora rompido e o Estado encontrou limites ao seu poder. Desta forma e, consequentemente, os direitos fundamentais passaram a ser garantidos contra o abuso e o arbítrio.

Com direitos mínimos e básicos protegidos basta ser humano para usufruí-los. Mas, a realidade prova que não é tão simples assim e,  é preciso lutar para que o que está formalizado, se materialize.

Por todos os lados vemos que tais direitos fundamentais são violados e constrangidos e, então, invocamos o próprio poder do Estado na figura de sua justiça para que diga, se de fato, fomos ou não lesionados e que repercussão se faz necessária para as devidas correições. Este, pelo menos é o desafio de democracias jovens como a brasileira. 

Eu sou empregado público desde 2005 e, de lá pra cá, conheci uma nova e perversa realidade, que é a dos violadores dos direitos democráticos. A cada dia que passa fico mais indignado e encontro neste blog um meio de dividir e, por consequência, alertar as pessoas para o que ocorre por aqui, e desta maneira possam, em situação análoga, aproveitar alguma lição que os proteja.

De modo algum evoco a posição de dono da verdade, mas de emissor de opinião e de cidadão. Não sendo autoridade e especialista, mas vítima, passo então, a visão deste angulo, evidentemente.

Conversando com um colega, expus minha estratégia na divulgação dos abusos cometidos por assediadores morais, como uma forma de disseminar a informação e chamar a atenção para que se pense sobre o tema. 

Com a proliferação do conhecimento se buscará a defesa de direitos que forçará em algum momento os agressores a se ajustarem.  Por outro lado, não tem como conhecer seus direitos sem ser confrontado pelos limites de seus deveres que não deixa de ser uma forma de estar protegido também.

Sabe- se que o assédio moral é eminentemente de natureza psicológica - daí, se dizer ser um dano. Lesão esta, que fere os direitos e garantias fundamentais, entre eles, o da dignidade da pessoa humana, que é princípio basilar de nossa Constituição.

Como disse, o assédio moral possui uma natureza psicológica, ainda mais, partindo dos agressores que com suas condutas antissociais desafiam quaisquer normas sociais, sejam jurídicas, ou ético/ morais.

Nesta semana pude acompanhar um pouco de longe, por conta de problemas familiares, a extensão da falta de escrúpulos dessas pessoas. A empresa vem promovendo algumas mudanças de caráter obrigatório, ao mesmo tempo, de forma conveniente, algumas pessoas estão pretendendo se beneficiar às custas dos trabalhadores.

Já em outras portagens eu comentava da necessidade que os principais agressores possuem de ter lacaios que façam seu trabalho sujo, ou melhor, sujem as mãos por eles.

Via de regra, são pessoas que pelo troco de alguma vantagem pretendida disseminam as ideologias dos seus senhores. Eles passam a ser intermediários  entre o grupo e os manipuladores. A coisa é tão sórdida que eles sequer se constrangem de manifestar suas opiniões ao grupo, ainda que desmascarados.

No passado, o processo era mais simples, mas pude acompanhar que apesar de ainda obterem certo sucesso em obscurecer o entendimento das pessoas, aos poucos, suas intenções vão sendo detectadas e o grupo manifesta sua rejeição.

Seja como for, a sensação é a de matar um leão por dia,  pois o insidioso não se cansa de tentar levar vantagem sobre os outros. Eles são os desconstrutores daqueles princípios e pressupostos que sustentam as sociedades. 

Quando discutímos entre nós como se dão esses abusos e arbítrios, o resultado não é alguma avaliação concreta, mas a perplexidade de não entender a dimensão da cara de pau dessas pessoas.  Eu brinco com os colegas dizendo que vivemos em um mundo paralelo e bizarro onde a lógica é inversa e o absurdo, a regra.

Por isso, caso se queira ter os direitos efetivamente materializados devemos resistir a toda forma de violação dos mesmos,  pois somente assim poderemos conquistar um mundo mais próximo do ideal de justiça. Raniery


raniery.monteiro@gmail.com
http://mentesalertas.wordpress.com/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eu, eu mesmo e...somente eu!

Nada é mais difícil de lidar que uma pessoa narcisista . Elas se acham a última azeitona da empada e acreditam que as pessoas existem para lhes servir.  Se arrogância pouca é bobagem, imagine, então, um ambiente que lhe proporcione manifestar a totalidade de sua megalomania. No filme de animação, Madagascar, há dois personagens que traduzem perfeitamente o estereótipo do narcisista: o lêmure, rei Julian e Makunga o leão ambicioso e ávido pelo poder. O rei dos lêmures, Julian, se ama e se adora e acredita firmemente que tudo acontece em sua função. Com uma necessidade incomum de ser admirado faz de tudo para aparecer e chamar a atenção. Já o leão Makunga encarna o tipo de vilão asqueroso, dissimulado e traiçoeiro que sempre está planejando algo pra puxar o tapete do leão alfa. Nas relações onde o assédio moral é forma de interagir, tais figuras estereotipadas e sem noção aparecem por trás de atos inacreditáveis de egocentrismo crônico.  Não podem ser contraria

Help Me Dr!

Viver é um processo de interação contínua e de exploração da realidade que está diante de nós. Sendo assim, aquilo que se apresenta e aparece diante de nossos olhos como real, nem sempre é de óbvia interpretação, encobrindo contextos mais complexos do que imaginaríamos, principalmente sob a superfície. Tampouco, significa isso dizer que não possamos identificar os elementos subjacentes de tal fenômeno. Que o assédio moral é um tipo de abuso tão antigo quanto o homem, não se discute, no entanto, nem sempre sua identificação (em termos de fatores) é tão simples, daí porque se dizer que é subjetivo. Inúmeras teorias dos especialistas emergem a cada momento e me permito levantar as minhas hipóteses, muito menos pra estabelecer um grau de informação científica, muito mais para suscitar em você a discussão sobre o tema. Pra fazer isso gostaria de utilizar os recursos da ficção científica para criarmos um contexto que nos possibilite explorar as inúmeras possibilidades que o fenô

Ninguém chuta cachorro morto

A expressão significa que as pessoas não atacam quem não tem valor, é insignificante, medíocre, mas alguém que possui características ou qualidades que incomodam e por isso as ameaça, daí porque utilizarem deste recurso numa tentativa de a diminuírem de alguma forma ao mesmo tempo em que se projetam. É da natureza de determinadas pessoas, que por uma inadequação interna, sentirem-se inferiores a outras, não pela suposta superioridade destas, mas pelo seu desajuste psicológico. Por isso, para alcançar o equilíbrio de seus centros emocionais praticam uma espécie de projeção imputando ao alvo de sua fúria seus próprios fantasmas internos. Este recalque as leva, então, a inventar boatos, viver em mexericos pelos cantos, disseminar a intriga e semear a discórdia contra a pessoa que vêm como sua competidora natural. E como se sabe que o problema é do desajustado? Simples: percebendo que a cada momento se elege um novo candidato ao posto de alvo. Sempre alguém não prestará ou será