Pular para o conteúdo principal

Os covardes e seu repertório


Historicamente a mulher vem sendo discriminada em seu lugar na sociedade. Anos de lutas por seus direitos tem permitido avanços, mas é preciso fazer mais. 

Curiosamente é ela quem mais contribui, sobretudo nos dias atuais, para que o corpo social se complete. Todos sabem da dupla jornada, que estudam e se qualificam mais, exercem funções onde era domínio masculino e quebram tabus.

Mesmo com uma centena de qualidades a mulher ainda ganha menos exercendo a mesma função. Em ambientes controlados por homens precisa a todo instante provar o seu valor mesmo excedendo a soma de todos os machões de seu local de trabalho, enfim, é uma luta desigual e desequilibrada.

Não bastasse todos esses fatores estressantes ainda tem que lidar com o assédio sexual e moral desencadeados por covardes com problema de autoimagem que precisam forçar uma mulher a se submeter demonstrando sua incompetência ao lidar com o gênero feminino.

Segundo a Ministra Peduzzi -  o criminoso e covarde assédio sexual, “tem natureza vertical descendente, sempre ocorrerá de um superior em relação a um subordinado e acontecerá num ambiente de trabalho, por ter a ver com ele e significar exatamente uma moeda de troca, por isso o constrangimento. Se acontecer com um colega de trabalho, o empregado pode não aceitar, mas se depender daquele emprego para manter a família, irá pensar duas vezes em romper o vínculo. Então o assédio sexual sempre ocorrerá entre desiguais, do ponto de vista hierárquico. Em matéria de gênero, a maioria das vítimas é de mulheres, mas pode ocorrer de uma mulher em relação a um homem ou entre pessoas do mesmo sexo. O que o tipo penal identifica é a superioridade hierárquica do agressor, que é o que justamente causa o constrangimento e identifica o assédio sexual”.

A verdade é que tanto faz se o assédio é sexual ou moral, pois ambos derivam do abuso de quem está em posição de autoridade e se utiliza disso de forma covarde numa relação condicionada pelo desequilíbrio. 

Em relação à legalidade, o assédio sexual é crime-artigo 216 do Código Penal: constranger alguém com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente da sua condição de superior hierárquico ou ascendência inerentes ao exercício de emprego, cargo ou função e determinou a pena, que é a detenção de 1 a 2 anos. Já o assédio moral ainda aguarda votação de inúmeros projetos que o criminaliza, mas nem por isso deixa-se de ser julgado segundo os princípios do Direito e por analogia.

Se o assédio com conotações sexuais é repulsivo também é repugnante quando é utilizado de forma invertida, isto é, pelo benefício que proporciona. Todos nós conhecemos casos de mulheres que se utilizam de seu poder de seduzir para se arrumar na vida.  Onde trabalho o assunto é pra lá de polêmico gerando inúmeros desconfortos, pois se pode falar, inclusive, em nepotismo.  O engraçado é que da mesma forma que conseguem se dar bem, essas moças, digamos dadas, são descartadas por outras após serem utilizadas como coisas por seus posseiros.

De qualquer maneira um profissional enfrenta inúmeros desafios pela vida. Veja que após anos de preparação e de se solidificar em uma carreira, muitas vezes ter que encarar tais situações degradantes, de forma direta ou indireta, é uma lição que não será ensinada nos bancos da faculdade, cursos de MBA ou pós-graduação.  Pense, se você não aceita tais comportamentos imorais pode se ver de frente de uma piriguete oportunista que o(a) colocará de escanteio utilizando seu jogo sujo como meio de conseguir o que quer. Mas, no caso delas não há de se falar em assédio sexual, mas consensual, se bem que isso pode ser um tiro no pé do machão conquistador, pois pode se ver numa emboscada daquelas promovida pela vigaristinha de plantão.

Seja qual for o tipo de assédio, não se pode aceitar ou se resignar com isso, mas expor o agressor de todas as formas (lícitas) e fazê-lo pagar pela lesão que cometeu, mas em hipótese alguma deixá-lo impune.
                       Assédio sexual nas relações de emprego
Raniery

raniery.monteiro@gmail.com




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eu, eu mesmo e...somente eu!

Nada é mais difícil de lidar que uma pessoa narcisista . Elas se acham a última azeitona da empada e acreditam que as pessoas existem para lhes servir.  Se arrogância pouca é bobagem, imagine, então, um ambiente que lhe proporcione manifestar a totalidade de sua megalomania. No filme de animação, Madagascar, há dois personagens que traduzem perfeitamente o estereótipo do narcisista: o lêmure, rei Julian e Makunga o leão ambicioso e ávido pelo poder. O rei dos lêmures, Julian, se ama e se adora e acredita firmemente que tudo acontece em sua função. Com uma necessidade incomum de ser admirado faz de tudo para aparecer e chamar a atenção. Já o leão Makunga encarna o tipo de vilão asqueroso, dissimulado e traiçoeiro que sempre está planejando algo pra puxar o tapete do leão alfa. Nas relações onde o assédio moral é forma de interagir, tais figuras estereotipadas e sem noção aparecem por trás de atos inacreditáveis de egocentrismo crônico.  Não podem ser contraria

Help Me Dr!

Viver é um processo de interação contínua e de exploração da realidade que está diante de nós. Sendo assim, aquilo que se apresenta e aparece diante de nossos olhos como real, nem sempre é de óbvia interpretação, encobrindo contextos mais complexos do que imaginaríamos, principalmente sob a superfície. Tampouco, significa isso dizer que não possamos identificar os elementos subjacentes de tal fenômeno. Que o assédio moral é um tipo de abuso tão antigo quanto o homem, não se discute, no entanto, nem sempre sua identificação (em termos de fatores) é tão simples, daí porque se dizer que é subjetivo. Inúmeras teorias dos especialistas emergem a cada momento e me permito levantar as minhas hipóteses, muito menos pra estabelecer um grau de informação científica, muito mais para suscitar em você a discussão sobre o tema. Pra fazer isso gostaria de utilizar os recursos da ficção científica para criarmos um contexto que nos possibilite explorar as inúmeras possibilidades que o fenô

Ninguém chuta cachorro morto

A expressão significa que as pessoas não atacam quem não tem valor, é insignificante, medíocre, mas alguém que possui características ou qualidades que incomodam e por isso as ameaça, daí porque utilizarem deste recurso numa tentativa de a diminuírem de alguma forma ao mesmo tempo em que se projetam. É da natureza de determinadas pessoas, que por uma inadequação interna, sentirem-se inferiores a outras, não pela suposta superioridade destas, mas pelo seu desajuste psicológico. Por isso, para alcançar o equilíbrio de seus centros emocionais praticam uma espécie de projeção imputando ao alvo de sua fúria seus próprios fantasmas internos. Este recalque as leva, então, a inventar boatos, viver em mexericos pelos cantos, disseminar a intriga e semear a discórdia contra a pessoa que vêm como sua competidora natural. E como se sabe que o problema é do desajustado? Simples: percebendo que a cada momento se elege um novo candidato ao posto de alvo. Sempre alguém não prestará ou será